terça-feira, 31 de maio de 2005

Ano de eleições

2005 é ano de eleições.

Independentemente das ideologias políticas de cada um, sugiro que vamos deixando as nossas ideias e sugestões para acções da Camara Municipal. A discussão de projectos é o mais importante e das ideias que aqui forem expostas (fálas-ei chegar ao destinatário, que será o futuro presidente) poderão nascer intervenções reais.

Querem dizer mal? Isso será na porta ao lado, peço que discutamos ideias. Vamos a isso?

sexta-feira, 20 de maio de 2005

Arraial

Há muitos anos que "vivo" as festas e arraiais da Camacha com entusiasmo e interesse, mas no que toca a organizações da Paróquia esses sentimentos tendem a diminuir em demasia...

No passado fim-de-semana realizou-se a Festa do Espírito Santo, paga pelos paroquianos com as contribuições dadas ao longo de várias semanas. A esmagadora maioria dos Camacheiros recebe em sua casa as insígnias do Espírito Santo, servindo de alento espirítual, para além do convívio e festa inerentes. Nessa altura cada família contribui com o que pode. Olhando para os valores acumulados, seria de supor uma festa forte e cheia de polos de interesse, como sempre foi tradição desta Paróquia. Mas esses tempos áureos já lá vão, porque a vertente profana da festividade, que diverte e justifica a visita de muita gente à Vila, cada vez é menos atraente.

Barracas de comes-e-bebes, Carrinhos eléctricos e pouco mais não motivam uma visita ao Largo da Achada.

A Banda Paroquial e Grupos folclóricos no adro da Igreja são incontornáveis e sempre apetecíveis, dado o interesse que geram. Mas... É só isto?

O Largo da Achada sempre recebeu grandes número de pessoas de várias partes da Ilha e do mundo com uma simples Banda (de ritmos modernos, como é uso local dizer). Nem se levanta a questão da qualidade musical apresentada. Trata-se apenas de esquecer uma parte importante do que se quer que seja uma festa.

Gaste-se uns euros com uma Banda (tantas por aí andam a animar arraias muito concorridos noutras paragens!) para que as nossas festas religiosas voltem a "entrar no mapa" dos populares que querem espetada, vinho, cerveja com laranjada e etc, mas também dar um "pé de dança" e divertir-se ao mesmo tempo que celebram a sua fé.

Falta de dinheiro não é. Será falta de vontade? Será porque o Pároco mora perto do centro? Porque será?

quarta-feira, 11 de maio de 2005

Presidente Camacheiro?

O passado fim-de-semana reacendeu uma discussão que tem vindo a desenrolar-se um pouco "à surdina": quem será o próximo candidato do PSD a Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz? Isto devido ao aparecimento de faixas de apoio ao actual Presidente Dr. Savino Correia, como retratado no Diário de Notícias.

Como tenho vindo a descrever nos meus blogs, a Vila da Camacha não tem tido a devida atenção do poder local, pelo que me apraz registar a hipótese de ver o Dr. José Alberto Gonçalves candidatar-se ao cargo em foco. Explicando, o currículo político do actual Presidente da Casa do Povo da Camacha (que hoje toma posse para o triénio 2005-2008) permite que esta hipótese seja consistente e perfeitamente viável. Tem tido voz activa na defesa dos interesses desta Vila (aqui muitos podem discordar da forma ou apontar que poderia fazer mais, mas nunca será opinião consensual, independentemente de quem esteja em causa) e está ligado a variadíssimas acttividades socio/culturais desta Vila.

Quero deixar claro que sou apartidário e defendo ideias, projectos e pessoas, pelo que a hipótese de ter um Camacheiro com provas dadas a dirigir os destinos dos investimentos do Concelho é algo que defendo, tanto mais por conhecer muitas das ideias que o Dr. José Alberto defende para esta Vila e comungar de muitas delas.

A recuperação da Igreja Matriz, a reestruturação e modernização do Largo da Achada são dois dos pontos fortes, mas não os únicos. Espero vê-los no programa de intervenções do candidato José Alberto Gonçalves!

Mas não quero terminar esta dissertação sem referir que não conheço os candidatos da oposição. Estamos a muito tempo das eleições e esse será um factor a ter em conta. No entanto, analisando os resultados das eleições anteriores, será dificil o PSD perder as eleições autárquicas em Santa Cruz, daí este meu post de apoio ao talvez candidato.

quarta-feira, 4 de maio de 2005

Largo da Achada


A porta de entrada da Vila da Camacha é o Largo Conselheiro Aires de Ornelas. Porquê? É o centro da Vila, sendo um espaço de lazer com jardins, Parque Infantil, Rinque de Patinagem e mais. Além disto é ladeado pelo Café Relógio, a Casa do Povo, bem como da Igreja e espaços comerciais, diria, históricos. Ao longo dos anos o, vulgo, Largo da Achada sofreu algumas transformações. Reduziram-se as "fronteiras" para criar espaço de estacionamento, felizmente com acabamentos em pedra, uma opção que apoio pela necessidade dos mesmos, o Parque Infantil foi remodelado dando maior segurança às crianças, criou-se uma rede de água e esgotos para melhorar as condições das barracas de comes-e-bebes que sazonalmente servem as festas aqui realizadas e fizeram-se WC's públicos.

Até aqui tudo e ainda bem, mas é chegada a hora de novos investimentos. Opinião que reúne muito consenso, o largo deve ser remodelado, para maior conforto (visual incluído) e principalmente maior funcionalidade e abrangência. O que sugiro?

O espaço físico do Largo da Achada deveria ser uniformizado, remodelando e reposicionando o rinque de patinagem (repleto de história), criando-se um espaço que serviria de palco, ou onde um pudesse ser facilmente montado. Com isto teríamos o palco posicionado na extremidade onde se encontra o referido rinque, permitindo um maior número de público, para além de possibilitar que quem estivesse nas zonas normalmente reservadas às barracas de comes-e-bebes, pudesse confortavelmente assistir aos espectáculos em curso.

Os jardins, para além de serem alvo de um maior cuidado, deveriam incluir preferencialmente flora existente na Natureza que rodeia e afama a Vila. Isto após serem convenientemente redistribuídos, criando uma espécie de tampão verde nas extremidades do Largo. Além de libertarem o espaço central e frontal ao palco e rinque, o que permite uma ampla visibilidade dos mesmos, criaria uma verdadeira sensação de se estar rodeado de Natureza em toda a volta. Atenção para o posicionamento de árvores nas extremidades, que não deverá ocultar o visionamento da Torre do Relógio nem da Capela de São José.

Um óptimo exemplo do que acabei de referir é a disposição de árvores na zona frontal ao edifício da Casa do Povo, quanto a mim a fórmula certa para a extremidade oposta.

De extrema importância e merecedora de intervenção rápida é a recuperação do monumento alusivo a ter sido aqui que se jogou futebol pela primeira vez em Portugal!

Outras intervenções a não esquecer: dignificar os WC's públicos e o Bar/Esplanada que servem o Largo da Achada.

Ressalvo que as ideias que expus são resultado da minha visão pessoal combinada com as opiniões de individualidades ligadas à cultura e não só, de outras que recolhi junto de amigos e ainda de diversas outras deixadas neste blog e no FotoBlog da minha autoria www.fblog.noite.pt/dna78

Espero que o Largo Conselheiro Aires de Ornelas "entre" finalmente no século XXI de "cara lavada" e capaz de ser um cartão de visita duma Vila muito visitada por Turistas.