quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

6 dias depois da tempestade

Aos poucos a Camacha vai resolvendo os problemas causados pela tempestade de sábado.

Estamos cada vez mais perto da abertura de todo o troço "Ribeirinha de Baixo - Salgados", depois das várias complicações na desobstrução de uma ponte, situação que não é pior graças ao novo acesso do Lombo Centeio. Ainda assim, diversas quebradas isolaram vários carros e limitaram imenso a mobilidade das pessoas.

Quanto a água, destaco o trabalho fantástico do Assis, que se voluntariou para ajudar com o seu próprio carro, com um tanque de 1000L montado. Mas mesmo sendo voluntário, algumas pessoas conseguem atacar com insultos inusitados e com falta de solidariedade. A água é um bem essencial, mas temos um auto-tanque pesado dos bombeiros, um auto-tanque pesado de uma empresa, o Assis voluntário, e nestes dois últimos dias até temos tido mais um auto-tanque ligeiro da mesma empresa, sempre prontos a abastecer quem contacta Câmara, Junta ou até pessoalmente... este parágrafo vai longo, mas algumas coisas quebram o nosso espírito...

Nesta semana difícil, ouve-se, esquece-se e continua-se, psicologicamente estamos todos afectados, e as respostas variam muito de pessoa para pessoa.

Importante é a notícia do restabelecimento da bombagem de água na estação do Porto Novo, o que vai regularizar o abastecimento muito brevemente, assim todos colaborem na contenção do consumo.

Na Casa do Povo continuamos a receber 9 desalojados, melhorando as condições a cada dia, muito graças a diversos donativos de roupa e outros bens essenciais.

Os trabalhos continuam no levantamento dos diversos danos, muitos deles estruturais. Todos os técnicos da Câmara estão no terreno e amanhã uma equipa do exército vai percorrer a Freguesia a pé para elaborar uma carta de riscos, pós-temporal.

A todos os que ajudam, o meu reconhecido agradecimento e a quem por vezes não colaborou ou teve palavras menos delicadas, desejo que encontrem maior descanso emocional e possam acompanhar a reconstrução positiva.


terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Camacha muito afectada pelo temporal

A nossa Freguesia sofreu muito com a tempestade deste Sábado...

Depois de um Natal com muito vento e chuva, esta tragédia...

Inúmeras derrocadas, estradas "varridas" pela força das águas, pelo menos 12 casas sem condições de habitabilidade, sítios irreconhecíveis, 2 vidas perdidas, enfim... Desolador...

Na Casa do Povo estamos a receber roupa e outros donativos, para além de estarmos a alojar quem necessita nas nossas camaratas.

Todos os meios disponíveis estão no terreno, na tentativa de repor rápidamente a normalidade possível. Auto-tanque dos Bombeiros não pára de trazer água e outro de uma empresa privada mantém-se estacionado na Achada com o mesmo propósito.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A Camacha em 2009 - O centro

É sempre importante reflectir, tanto melhor quando o fazemos positivamente com espírito crítico, que é o que tento sempre fazer. Julgo, então, ser pertinente analisar o ano Camacheiro.

Ainda sem as grandes obras, já anunciadas mas ainda em fase de concurso, há que analisar as condições de base da nossa Vila, para poder singrar a vários níveis na Região e fora dela, algo que durante largos anos serviu de fundamento para a não existência de investimentos privados e remodelações de lojas, cafés e afins.

Ponto prévio, é importante para o desenvolvimento e promoção da Vila, a construção da Piscina, Auditório e Mercado, e a remodelação do Largo da Achada. Todos o defendemos e congratulo-me por ver estes projectos em marcha.

Olhando para o potencial de atracção da Camacha, verificamos que estamos servidos por ligações rápidas aos grandes centros, como Funchal e Caniço, pelo que a acentuada melhoria nas condições das estradas dentro da Freguesia trouxe maior fluidez e conforto no acesso e transito, um factor que facilita a afluência de visitantes.

Resolvido o Saneamento Básico nas zonas onde tecnicamente possível, restam as zonas altas do Rochão para que toda a Freguesia tenha água potável, algo com solução já prevista pelo IGA. Este é um factor de extrema importância para cada residente e para os privados, já que durante muitos anos não investiram com o argumento da falta de saneamento. Só que há já alguns anos que o Saneamento Básico está lançado no centro da Vila e...

Mantendo o foco no centro, noto que o mobiliário urbano precisa de renovação e rearranjo urbanístico, mas é de realçar o cuidado que existe com os jardins.

Continuo a defender que o Largo da Achada demonstrou e demonstra a sua versatilidade, porque ali se realizam as grandes festas e eventos que galvanizam e atraem Camacheiros e visitantes, mesmo no formato actual.

Achada encheu no Torneio de Futsal, nos diversos arraiais e eventos. O ART'Camacha foi um sucesso a vários níveis e produziu uma grande onda de promoção da Vila na Comunicação Social e deixou uma excelente imagem da capacidade cultural, desportiva e social da Vila.

Infelizmente essa dinâmica não se viu na restauração, sector que não foi capaz de modernizar a sua imagem ou simplesmente contribuir para refrescar uma Vila que não quer perder características tradicionais, mas que não pode ser "velha"...

Continua a referência dos "bilhares" como único investimento nesse sentido, o que não ajuda à dinamização do comércio. É um exemplo a seguir que merece acompanhamento dos demais.

Quero com isto dizer que muita gente visita a Camacha, mas vem especificamente para alguns eventos pontuais, porque não encontra comércio com capacidade de proporcionar conforto e diversão, afinal o que tanto queremos num fim-de-semana familiar, por exemplo.


Portanto, se uma das queixas recorrentes é a falta de remodelação do Largo da Achada, não deixa de ser contra-rumo avaliar o investimento privado e a dinâmica colectiva daí resultante. Não seja a crise nova desculpa para este acomodar, embora crie dificuldades acrescidas.

Urge que cada um faça a sua parte, para que o global aconteça e a dinâmica da Vila sofra o impulso há tanto desejado. Todos temos a nossa parte a fazer!