sexta-feira, 15 de maio de 2015

Arte em vime, por Susana Solano

O vime, o nosso vime, com velhos e novos usos, formatos e materiais empregados, pode ser bem mais do que aquilo que achamos que é. Vejamos este exemplo de 2003.


Susana Solano, escultora espanhola de referência, tem trabalhos inspirados em viagens diversas em busca de artes artesanais com expressão diminuta ou em declínio de produção, demonstrando o crescente efeito da industrialização na perda da produção artesanal e tradicional.


A convite da Porta33, no Funchal, a escultura desenhou e, com os artesãos camacheiros, produziu 9 peças em vime, com armação de ferro, que resultaram numa exposição na Galeria "Porta 33".

Posteriormente, a exposição esteve patente no "Museo Nacional Centro de Arte Raeina Sofía - Monastery of Santo Domingo de Silos".

Neste processo participaram António Baptista, Lurdes Fernandes, Silva & Freitas, Lda (Café Relógio); António Freitas, Gilberto Freitas, Margarida Freitas, Maria Gouveia, Lúcia Luis, Joaquim Nóbrega, que são referidos nos agradecimentos da artista nas exposições.

Deste exemplo retiramos que, sendo certo que os tempos não são de grande dinâmica da indústria do vime, desistir não tem de ser o caminho.

Mesmo com a dureza do trabalho, desde a plantação à produção das peças, e ainda que a concorrência de produtos chineses e materiais sintéticos seja grande, são exemplos como este, iniciativas de galerias e instituições de grande relevância e importância na nossa Região, que podem ajudar a apontar novos rumos, novas oportunidades, novos mercados para o vime.

Sim, economia de escala é sempre algo que diminui as margens de lucro, mas a qualidade não pode ser descurada, num mundo desperto para produtos gourmet, biológicos e de luxo.

Links relacionados

Página Facebook onde encontrei a referência a esta escultura e exposição » www.facebook.com/ceciliavieiradefreitas

Exposições
 » www.museoreinasofia.es/en/exhibitions/susana-solano-0
 » http://www.porta33.com/exposicoes/content_exposicoes/susana_solano/susana_solano.html
 » http://www.porta33.com/apresentacao/apresentacao.html
Enviar um comentário