segunda-feira, 25 de maio de 2015

78º aniversário da Casa do Povo da Camacha

Uma das entidades de maior referência da Camacha, com projeção muito além da Região, celebra hoje 78 anos de existência ininterrupta.

Contribuindo decisivamente para a afirmação da Camacha no panorama cultural, através dos seus grupos de Folclore, Teatro, Coral e Tuna de Bandolins, que permanecem em intensa atividade,

A nível desportivo, a Secção Desportiva tem equipas a competir no atletismo e futsal, desenvolvendo diversas atividades de desporto para todos.

São inúmeras as valências, com oferta formativa de nível profissional, explicações escolares e muito mais, com especial incidência para o apoio social, com um "Centro de Convívio" e diversas iniciativas de apoio aos menos afortunados da Freguesia.

Esta é uma casa especial, diferente de todas as outras, com uma dinâmica sempre em crescendo e com atividades com o ART'Camacha, que projetam a Vila para patamares de excelência.

No próximo dia 30, assinalando o 78º aniversário, decorrerá um concerto muito especial, juntando a Tuna de Bandolins e a Banda Paroquial, no auditório da Casa do Povo.

Não perca, este é mais um evento de grande nível cultural na Camacha, e você tem mesmo de assistir!

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Arte em vime, por Susana Solano

O vime, o nosso vime, com velhos e novos usos, formatos e materiais empregados, pode ser bem mais do que aquilo que achamos que é. Vejamos este exemplo de 2003.


Susana Solano, escultora espanhola de referência, tem trabalhos inspirados em viagens diversas em busca de artes artesanais com expressão diminuta ou em declínio de produção, demonstrando o crescente efeito da industrialização na perda da produção artesanal e tradicional.


A convite da Porta33, no Funchal, a escultura desenhou e, com os artesãos camacheiros, produziu 9 peças em vime, com armação de ferro, que resultaram numa exposição na Galeria "Porta 33".

Posteriormente, a exposição esteve patente no "Museo Nacional Centro de Arte Raeina Sofía - Monastery of Santo Domingo de Silos".

Neste processo participaram António Baptista, Lurdes Fernandes, Silva & Freitas, Lda (Café Relógio); António Freitas, Gilberto Freitas, Margarida Freitas, Maria Gouveia, Lúcia Luis, Joaquim Nóbrega, que são referidos nos agradecimentos da artista nas exposições.

Deste exemplo retiramos que, sendo certo que os tempos não são de grande dinâmica da indústria do vime, desistir não tem de ser o caminho.

Mesmo com a dureza do trabalho, desde a plantação à produção das peças, e ainda que a concorrência de produtos chineses e materiais sintéticos seja grande, são exemplos como este, iniciativas de galerias e instituições de grande relevância e importância na nossa Região, que podem ajudar a apontar novos rumos, novas oportunidades, novos mercados para o vime.

Sim, economia de escala é sempre algo que diminui as margens de lucro, mas a qualidade não pode ser descurada, num mundo desperto para produtos gourmet, biológicos e de luxo.

Links relacionados

Página Facebook onde encontrei a referência a esta escultura e exposição » www.facebook.com/ceciliavieiradefreitas

Exposições
 » www.museoreinasofia.es/en/exhibitions/susana-solano-0
 » http://www.porta33.com/exposicoes/content_exposicoes/susana_solano/susana_solano.html
 » http://www.porta33.com/apresentacao/apresentacao.html

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Igreja Matriz reabre após primeira fase de recuperação.

Na próxima sexta feira, dia 15 de maio, reabre ao público a nossa Igreja Matriz da Camacha.
Para assinalar este importante acontecimento, a Paróquia da Camacha preparou três concertos, abertos ao público em geral:

» 15 de Maio | Sexta-feira | 20.30h | Grupo de Cordas "Uníssono" | Conservatório – Escola de Artes 

» 16 de Maio | Sábado | 21h | Coro Juvenil da DRE / Educação Artística

 » 17 de Maio | Domingo | 18h | Grupo Coral da Casa do Povo da Camacha