quarta-feira, 4 de maio de 2005

Largo da Achada


A porta de entrada da Vila da Camacha é o Largo Conselheiro Aires de Ornelas. Porquê? É o centro da Vila, sendo um espaço de lazer com jardins, Parque Infantil, Rinque de Patinagem e mais. Além disto é ladeado pelo Café Relógio, a Casa do Povo, bem como da Igreja e espaços comerciais, diria, históricos. Ao longo dos anos o, vulgo, Largo da Achada sofreu algumas transformações. Reduziram-se as "fronteiras" para criar espaço de estacionamento, felizmente com acabamentos em pedra, uma opção que apoio pela necessidade dos mesmos, o Parque Infantil foi remodelado dando maior segurança às crianças, criou-se uma rede de água e esgotos para melhorar as condições das barracas de comes-e-bebes que sazonalmente servem as festas aqui realizadas e fizeram-se WC's públicos.

Até aqui tudo e ainda bem, mas é chegada a hora de novos investimentos. Opinião que reúne muito consenso, o largo deve ser remodelado, para maior conforto (visual incluído) e principalmente maior funcionalidade e abrangência. O que sugiro?

O espaço físico do Largo da Achada deveria ser uniformizado, remodelando e reposicionando o rinque de patinagem (repleto de história), criando-se um espaço que serviria de palco, ou onde um pudesse ser facilmente montado. Com isto teríamos o palco posicionado na extremidade onde se encontra o referido rinque, permitindo um maior número de público, para além de possibilitar que quem estivesse nas zonas normalmente reservadas às barracas de comes-e-bebes, pudesse confortavelmente assistir aos espectáculos em curso.

Os jardins, para além de serem alvo de um maior cuidado, deveriam incluir preferencialmente flora existente na Natureza que rodeia e afama a Vila. Isto após serem convenientemente redistribuídos, criando uma espécie de tampão verde nas extremidades do Largo. Além de libertarem o espaço central e frontal ao palco e rinque, o que permite uma ampla visibilidade dos mesmos, criaria uma verdadeira sensação de se estar rodeado de Natureza em toda a volta. Atenção para o posicionamento de árvores nas extremidades, que não deverá ocultar o visionamento da Torre do Relógio nem da Capela de São José.

Um óptimo exemplo do que acabei de referir é a disposição de árvores na zona frontal ao edifício da Casa do Povo, quanto a mim a fórmula certa para a extremidade oposta.

De extrema importância e merecedora de intervenção rápida é a recuperação do monumento alusivo a ter sido aqui que se jogou futebol pela primeira vez em Portugal!

Outras intervenções a não esquecer: dignificar os WC's públicos e o Bar/Esplanada que servem o Largo da Achada.

Ressalvo que as ideias que expus são resultado da minha visão pessoal combinada com as opiniões de individualidades ligadas à cultura e não só, de outras que recolhi junto de amigos e ainda de diversas outras deixadas neste blog e no FotoBlog da minha autoria www.fblog.noite.pt/dna78

Espero que o Largo Conselheiro Aires de Ornelas "entre" finalmente no século XXI de "cara lavada" e capaz de ser um cartão de visita duma Vila muito visitada por Turistas.

quinta-feira, 28 de abril de 2005

Progresso Vs Natureza

Progresso e Natureza...

A vontade do progresso e a necessidade de preservar o ambiente...

Esta dicotomia é o espelho da civilização nos tempos que correm.

A Camacha sofreu com a "lixeira" da Meia Serra, algumas (demasiadas) Veredas e Levadas desapareceram sob o alcatrão e o cimento entre outras situações antagónicas a uma Vila que é atracção turística.

Com este post quero apenas abrir o apetite para as vossa opiniões. O que têm a dizer sobre isto?

terça-feira, 26 de abril de 2005

Desenvolvimento da Camacha

Dos comentários que tenho recebido, depreendo que é recorrente entre os camacheiros a ideia de que pouco se tem feito pelo desenvolvimento da nossa Vila. Vamos a uma análise superficial:


Investimentos / dinheiro gasto:
Saneamento básico; Via expresso; VarianteInvestimentos de monta e absolutamente necessários.

Bairro social; Estação de tratamento da Meia SerraNecessidades da população de toda a Ilha, mas mal implementados, sem estudos profundos dos impactos que causariam e causaram, também por falta do devido acompanhamento fiscalizador.

No particular da estação de tratamento, reconverteu-se em incineradora e o espaço circundante ficou mais aprazível, mas nada apaga os danos ao meio-ambiente que deixou e nada me convence que a qualidade do ar não vai sofrer com a incineração dos lixos.

Na questão do Bairro Social, a insegurança apoderou-se da, anteriormente pacata, Vila.

Biofábrica
Investimento científico subaproveitado na relação com a população, mas criando postos de trabalho e tendo provado consecutivamente a sua utilidade.


Desinvestimentos:
Largo da AchadaFarto de promessas de remodelação deste espaço único de lazer! O rinque está a precisar de ser completamente renovado, para além de ampliado. A disposição dos Jardins tem de ser revista. O WC tem a obrigação de ser mais higiénico (atenção a quem o utiliza! sejam civilizados).

Enfim, as festas populares demonstram que este Largo tem mesmo de ser remodelado com o intuito de receber um palco, barracas de comes-e-bebes e muito público em comodidade, permitindo uma fácil visualização dos espectáculos em todo o recinto. Não sou eu que o digo! São as evidências!

EstradasAs condições do piso em quase todas as estradas desta Vila são deploráveis. Buracos em cima de buracos. A Junta de Freguesia tapa os buracos, mas quem pode asfaltar decentemente (Câmara, Governo...) não liga. Estranho... dirse-ía de propósito, mas não façamos juízos de valor, afinal temos uma via-expresso...

Espaços de espectáculos
Nada vezes nada... O salão paroquial fica ao critério do Padre da Vila...

Já na casa do Povo a Sala que se previa receber espectáculos foi mal projectada e é inútil nesse aspecto. A direcção conseguiu apoios comunitários para a sua reconversão, mas nunca terá as condições necessárias para espectáculos.

Espaços públicos? Onde estão?

Venha o Auditório Coberto, uma promessa que ainda não passa de intenção! É uma absoluta necessidade, um espaço com condições de receber espectáculos de diversas índoles, desde Teatro, folclore, Orquestras, Bandas rock e uma infinidade de outras expressões artísticas.

Não quero deixar de referir que será importante a construção da piscina coberta no complexo desportivo da Camacha, um investimento do Governo Regional no desporto que louvo e agradeço.

Conclui-se que? A Camacha está no fundo da tabela de prioridades no que toca a investimento público capaz de proporcionar o merecido conforto aos cidadãos e atrair um maior número de pessoas à Vila. Espero poder em breve escrever uma outra opinião agradecendo a mudança de política de Investimentos…

sexta-feira, 11 de março de 2005

O Auditório...

Um auditório na Vila da Camacha é algo há muito desejado e amplamente merecido. Prometido variadas vezes, foi, finalmente, incluído no programa do Governo Regional para este ciclo 2004-2008.

Optimo! O problema é que... invariávelmente nada é linear quando toca a esta Vila.

Investimentos na Camacha? há que procurar bem, a não ser que uma via-expresso, estradas municipais e pouco mais sejam o objectivo da Vila que se diz "Capital da Cultura Tradicional Madeirense". será?

Adiante, o auditório começou logo com o "pé esquerdo"... A Vice-presidência do G.R. e a C.M.S.C. reuniram e tiveram a brilhante e anunciada, na imprensa regional, ideia de construir um Auditório ao ar livre! Excelente! Grande Ideia!

Já agora podia acrescentar um "aquapark", uns coqueiros para a Achada, areia em quantidade industrial e outros pormenores que não devem faltar numa zona balnear como a nossa Vila!

?!?!?!?!!????!!?!?!?!' Balnear??!!?!?! Isso não é onde faz calor todo o ano?!!???!!?!??!! ops...............

segunda-feira, 3 de janeiro de 2005

Falam falam, não fazem nada...

Vem isto a propósito de muita gente criticar o Padre cá da Vila...
O ano passado deixou a missa de Natal do Rochão a meio para dar uma entrevista em directo para a RTP-I... preciso comentar?

Além disto tem vários episódios quase surreais, que prometo ir contando com maior regularidade, que o tornam amplamente criticado... surdamente!

Como é prática comum por estas bandas, critica-se à socapa, mas atitudes de força? tá quieto que isso dá trabalho...