terça-feira, 9 de agosto de 2005

A Importância da formação

O Andebol, segunda modalidade com mais praticantes na Região, continua a expandir-se e a granjear prestígio entre nós, muito tendo contribuído os títulos Nacionais de equipas madeirenses. Mas também a ADC registou um crescimento acentuado, tendo, pela primeira vez na nossa existência, sido constituídas 5 equipas (Juvenis, Iniciados e Minis Masculinos e 2 Infantis Femininos), além de mais de 20 atletas a participarem nos “Festand”, concentrações reservadas aos atletas mais novos. Resultados? Não é a análise crua dos números dos torneios que nos faz classificar a época passada como excelente, já que o nosso objectivo foi e é a preparação do futuro e o engrandecer das capacidades, a todos os níveis, dos nossos atletas.

Analisando o trabalho realizado, a presença dos técnicos do Clube nas Escolas, divulgando a modalidade, e a organização de um torneio entre as Escolas Básicas da Vila, permitiu captar cerca de meia centena de novos atletas com menos de 10 anos, algo que nos transmite confiança no futuro da modalidade.

Quanto a Torneios, a ADC fez-se representar na quase totalidade dos mesmos, desde os “Festand” ao “Andebol de Praia”, sendo o ponto alto da época a participação na Concentração do Porto-Santo, onde estivemos presentes com 3 equipas, num total de 25atletas (9 masculinos e 16 femininos).

Quanto ao futuro, a próxima época é de extrema importância para a consolidação da modalidade na Vila e depende de muitos factores. O crescimento acentuado do número de atletas, também verificado nos treinos de Verão, implica mais tempo de treinos no Pavilhão, (é impossível trabalhar estes escalões ao “ar livre”). O acompanhamento dos encarregados de educação, aspecto que saliento e muito agradeço, deverá ser cada vez maior de forma a estreitarmos o relacionamento clube-família. O apoio do clube, no que concerne a transportes e os mais diversos encargos terá sempre de ser encarado como um investimento repleto de retorno e extraordinariamente importante, nunca como uma despesa. A proximidade da direcção do clube aos atletas, com a sua presença pelo menos em alguns jogos e treinos ensina o que é pertencer à A.D.Camacha engrandecendo o “amor clubístico” dos que serão futuros sócios e simpatizantes.

Venham praticar Andebol! Todos são bem-vindos!

segunda-feira, 4 de julho de 2005

Estrada da discórdia

O trânsito na Camacha tem levantado várias polémicas nos últimos anos. Quanto às condições das estradas, é lógico que assiste o direito de reivindicar que sejam melhoradas... bem precisam... Mas onde nem tudo é assim tão linear é no caso da Estrada Maria Ascensão. Recentemente foram iniciadas as obras de construção do passeio, no troço entre a Escola e o Largo da Achada. Pecando por tardia, não pensei que fosse posto em causa a sua construção, nos moldes em que está a ser.

Explicando, da forma que está a ser feito, o passeio não permite a formação de duas filas de trânsito. Para que pudesse permitir esse desiderato, seria necessário demolir alguns muros de casas particulares e até algumas moradias. As vozes que discordam desta forma, lamentam não existirem as referidas duas filas de trânsito, que eventualmente serão necessárias futuramente. Mas vejamos:

- Para que o passeio fosse construído mantendo as actuais dimensões da estrada seria necessário um investimento deveras superior, dada a necessidade de adquirir, independentemente da forma, as parcelas de terreno necessárias e lembro que algumas casas teriam de ser demolidas.

- Se o futuro desenvolvimento da Vila da Camacha requerer que a estrada tenha essas características, o investimento será justificado nessa altura.

- A Variante à E. R. possibilita o fácil acesso ao Centro da Vila.

Compreendo e aceito as vozes que discordam da forma como o passeio está a ser construído, mas não me parece ser caso para polémicas até porque muitos outros investimentos apresentam maior premência e, esses sim, devem receber os esforços das gentes da Camacha para que sejam realizados.

terça-feira, 31 de maio de 2005

Ano de eleições

2005 é ano de eleições.

Independentemente das ideologias políticas de cada um, sugiro que vamos deixando as nossas ideias e sugestões para acções da Camara Municipal. A discussão de projectos é o mais importante e das ideias que aqui forem expostas (fálas-ei chegar ao destinatário, que será o futuro presidente) poderão nascer intervenções reais.

Querem dizer mal? Isso será na porta ao lado, peço que discutamos ideias. Vamos a isso?

sexta-feira, 20 de maio de 2005

Arraial

Há muitos anos que "vivo" as festas e arraiais da Camacha com entusiasmo e interesse, mas no que toca a organizações da Paróquia esses sentimentos tendem a diminuir em demasia...

No passado fim-de-semana realizou-se a Festa do Espírito Santo, paga pelos paroquianos com as contribuições dadas ao longo de várias semanas. A esmagadora maioria dos Camacheiros recebe em sua casa as insígnias do Espírito Santo, servindo de alento espirítual, para além do convívio e festa inerentes. Nessa altura cada família contribui com o que pode. Olhando para os valores acumulados, seria de supor uma festa forte e cheia de polos de interesse, como sempre foi tradição desta Paróquia. Mas esses tempos áureos já lá vão, porque a vertente profana da festividade, que diverte e justifica a visita de muita gente à Vila, cada vez é menos atraente.

Barracas de comes-e-bebes, Carrinhos eléctricos e pouco mais não motivam uma visita ao Largo da Achada.

A Banda Paroquial e Grupos folclóricos no adro da Igreja são incontornáveis e sempre apetecíveis, dado o interesse que geram. Mas... É só isto?

O Largo da Achada sempre recebeu grandes número de pessoas de várias partes da Ilha e do mundo com uma simples Banda (de ritmos modernos, como é uso local dizer). Nem se levanta a questão da qualidade musical apresentada. Trata-se apenas de esquecer uma parte importante do que se quer que seja uma festa.

Gaste-se uns euros com uma Banda (tantas por aí andam a animar arraias muito concorridos noutras paragens!) para que as nossas festas religiosas voltem a "entrar no mapa" dos populares que querem espetada, vinho, cerveja com laranjada e etc, mas também dar um "pé de dança" e divertir-se ao mesmo tempo que celebram a sua fé.

Falta de dinheiro não é. Será falta de vontade? Será porque o Pároco mora perto do centro? Porque será?

quarta-feira, 11 de maio de 2005

Presidente Camacheiro?

O passado fim-de-semana reacendeu uma discussão que tem vindo a desenrolar-se um pouco "à surdina": quem será o próximo candidato do PSD a Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz? Isto devido ao aparecimento de faixas de apoio ao actual Presidente Dr. Savino Correia, como retratado no Diário de Notícias.

Como tenho vindo a descrever nos meus blogs, a Vila da Camacha não tem tido a devida atenção do poder local, pelo que me apraz registar a hipótese de ver o Dr. José Alberto Gonçalves candidatar-se ao cargo em foco. Explicando, o currículo político do actual Presidente da Casa do Povo da Camacha (que hoje toma posse para o triénio 2005-2008) permite que esta hipótese seja consistente e perfeitamente viável. Tem tido voz activa na defesa dos interesses desta Vila (aqui muitos podem discordar da forma ou apontar que poderia fazer mais, mas nunca será opinião consensual, independentemente de quem esteja em causa) e está ligado a variadíssimas acttividades socio/culturais desta Vila.

Quero deixar claro que sou apartidário e defendo ideias, projectos e pessoas, pelo que a hipótese de ter um Camacheiro com provas dadas a dirigir os destinos dos investimentos do Concelho é algo que defendo, tanto mais por conhecer muitas das ideias que o Dr. José Alberto defende para esta Vila e comungar de muitas delas.

A recuperação da Igreja Matriz, a reestruturação e modernização do Largo da Achada são dois dos pontos fortes, mas não os únicos. Espero vê-los no programa de intervenções do candidato José Alberto Gonçalves!

Mas não quero terminar esta dissertação sem referir que não conheço os candidatos da oposição. Estamos a muito tempo das eleições e esse será um factor a ter em conta. No entanto, analisando os resultados das eleições anteriores, será dificil o PSD perder as eleições autárquicas em Santa Cruz, daí este meu post de apoio ao talvez candidato.