domingo, 24 de agosto de 2008

Faleceu Pe. João Ferreira

Há já algum tempo acometido de doença, faleceu na passada 6ªfeira o Pe. João Ferreira, pároco que conduziu os destinos das Paróquias da Camacha e Rochão durante 21 anos e que deixa como obra de maior realce, a construção da "Igreja Nova".

À última homenagem acorreu uma grande multidão, presidida pelo Bispo do Funchal, D. António Carrilho, acompanhado de D. Maurílio de Gouveia, bispo Emérito de Évora. Notável a presença em massa de uma grande representação do Cabido da Sé do Funchal e do Presbitério diocesano, dos acólitos, dos membros das Confrarias do Santíssimo Sacramento e de Nossa Senhora do Carmo, de todos os movimentos de apostolado a nível local e alguns a nível diocesano, da Banda Paroquial de São Lourenço, Coro paroquial, grupos de folclore e população em geral.

A Festa do Padroeiro, marcada para este domingo, foi naturalmente adiada, pelo que no próximo fim-de-semana celebrar-se-á a festa do Santíssimo Sacramento e no seguinte a do Padroeiro, São Lourenço.

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

ART'Camacha 2008

XX FESTIVAL DE ARTE CAMACHENSE

Duas décadas de arte, cultura, entretenimento, desporto, tradição e tanto mais

De 8 a 12 de Agosto, o XX Festival de Arte Camachense, centrado no Largo Conselheiro Aires de Ornelas, traz a Camacha para o centro das atenções regionais e não só.

O palco ali montado, centro de todas as atenções, vai novamente receber grandes espectáculos, desde o Folclore ao Rock, como pode facilmente aferir pelo programa do Festival, de onde se destaca a actuação das "XAILE", um grupo de world music português, de qualidade firmada.

Este ano teremos também novas iniciativas de índole desportivo, com a realização de um passeio BTT e outro TT, sempre com vincada preocupação para alertas ambientais.

Mas claro que nem só de espectáculos vive este evento, por isso poderá sempre jantar, ou simplesmente saborear uma bebida e alguns petiscos, num dos Restaurantes e Bares presentes, não faltando a tradicional espetada.

Outra vertente que é nosso apanágio, são as exposições, realçando-se a de artes plásticas, que ao longo dos anos vem granjeando cada vez mais prestígio pela crescente qualidade.

Muito mais há para ver, ouvir, ler, sentir, enfim, mil e uma razões para a sua visita!

segunda-feira, 16 de junho de 2008

Santo António na Camacha

Este fim-de-semana a Banda Paroquial de São Lourenço organizou a "Festas dos Santos Populares" no adro da Igreja velha, uma iniciativa que se comprovou ser de grande relevância, atraindo um grande número de visitantes à Vila da Camacha.

Juntando em volta desta organização todos os grupos culturais e contando com o apoio das Instituições Camacheiras e da Câmara Municipal, foi possível proporcionar grandes espectáculos, variados e do agrado do muito público presente.

Na sexta-feira, a "Marcha Popular" foi um estrondoso sucesso, com a participação de muito público para assistir à passagem sempre muito animada da Banda, do Grupo de Jovens da Paróquia, dos Grupos Folclóricos do Centro de Convívio e de dois convidados, um de Santo António e outro dos Canhas. Para sábado e domingo guardaram-se as actuações em palco (uma adaptação bem imaginada do coreto existente) de diversos grupos e artistas regionais.

Nota de acerto para este "Arraial Madeirense" que, com apenas uma barraca de comes-e-bebes, espetada e bolo do caco, deixando mais espaço para o público assistir e uma decoração cuidada, evitou um "ar arraialesco".

Assim ficou provado, uma vez mais, que a Camacha está viva e que o público responde a estas iniciativas, possíveis sempre que se unem esforços e vontades, em vez de se procurarem benefícios exclusivamente próprios.

Parabéns a toda a Banda Paroquial, à sua direcção em particular, pelo esforço, dedicação e qualidade de trabalho. A Camacha agradece!

segunda-feira, 9 de junho de 2008

"O Regedor" renovado!

Re-abriu este fim-de-semana o salão de bilhares "O Regedor", completamente remodelado.

Com uma nova decoração, sob a temática do bilhar, moderna e 'de classe', "O Regedor" apresenta um espaço de bar ampliado, com um ambiente sereno e convidativo.

Quanto aos bilhares, passa a contar com apenas 4, mas num espaço bem mais apelativo e adequado à salutar prática desportiva. Nota de realce para a parceria com a A.D.Camacha, cuja secção de bilhar passará a realizar os jogos neste novo e atractivo espaço.

Outra nota de destaque para a varanda. Quem frequentava este espaço, certamente já estará familiarizado com a paisagem que apresenta, mas agora poderá disfrutá-la com maior comodidade e segurança, dada a instalação de um vidro que evita qualquer acidente de queda.

Assim, registe-se com agrado este grande investimento, de qualidade elevada, que promove uma imagem de classe e modernidade da nossa Vila.

Esperemos que esta aposta sirva de exemplo a outros estabelecimentos, numa terra turística e que se quer atractiva...

quinta-feira, 15 de maio de 2008

Estradas na Camacha


Nos últimos dois anos as estradas da Camacha sofreram intervenções de reparação, repavimentação, alargamento e outras foram abertas.

Sabendo que sempre existirão outras a necessitar de reparação, como na zona do Vale Paraíso, é com muito agrado que registo o facto de se resolver um problema antigo e com consequência directa na qualidade de vida da Vila.

Ao mesmo tempo foram lançados ramais de água e saneamento básico, denotando-se uma preocupação em realizar obras pensadas e multifacetadas, evitando "esburacar" tapetes recém-colocados.

Enfim, está a Camacha dotada de excelentes condições de estradas. Apenas agora, dirão alguns, mas está e isso é indesmentível e prova a atenção que esta Vila está a merecer, algo que continuará a ser provado nos próximos tempos.