sexta-feira, 15 de maio de 2015

Arte em vime, por Susana Solano

O vime, o nosso vime, com velhos e novos usos, formatos e materiais empregados, pode ser bem mais do que aquilo que achamos que é. Vejamos este exemplo de 2003.


Susana Solano, escultora espanhola de referência, tem trabalhos inspirados em viagens diversas em busca de artes artesanais com expressão diminuta ou em declínio de produção, demonstrando o crescente efeito da industrialização na perda da produção artesanal e tradicional.


A convite da Porta33, no Funchal, a escultura desenhou e, com os artesãos camacheiros, produziu 9 peças em vime, com armação de ferro, que resultaram numa exposição na Galeria "Porta 33".

Posteriormente, a exposição esteve patente no "Museo Nacional Centro de Arte Raeina Sofía - Monastery of Santo Domingo de Silos".

Neste processo participaram António Baptista, Lurdes Fernandes, Silva & Freitas, Lda (Café Relógio); António Freitas, Gilberto Freitas, Margarida Freitas, Maria Gouveia, Lúcia Luis, Joaquim Nóbrega, que são referidos nos agradecimentos da artista nas exposições.

Deste exemplo retiramos que, sendo certo que os tempos não são de grande dinâmica da indústria do vime, desistir não tem de ser o caminho.

Mesmo com a dureza do trabalho, desde a plantação à produção das peças, e ainda que a concorrência de produtos chineses e materiais sintéticos seja grande, são exemplos como este, iniciativas de galerias e instituições de grande relevância e importância na nossa Região, que podem ajudar a apontar novos rumos, novas oportunidades, novos mercados para o vime.

Sim, economia de escala é sempre algo que diminui as margens de lucro, mas a qualidade não pode ser descurada, num mundo desperto para produtos gourmet, biológicos e de luxo.

Links relacionados

Página Facebook onde encontrei a referência a esta escultura e exposição » www.facebook.com/ceciliavieiradefreitas

Exposições
 » www.museoreinasofia.es/en/exhibitions/susana-solano-0
 » http://www.porta33.com/exposicoes/content_exposicoes/susana_solano/susana_solano.html
 » http://www.porta33.com/apresentacao/apresentacao.html

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Igreja Matriz reabre após primeira fase de recuperação.

Na próxima sexta feira, dia 15 de maio, reabre ao público a nossa Igreja Matriz da Camacha.
Para assinalar este importante acontecimento, a Paróquia da Camacha preparou três concertos, abertos ao público em geral:

» 15 de Maio | Sexta-feira | 20.30h | Grupo de Cordas "Uníssono" | Conservatório – Escola de Artes 

» 16 de Maio | Sábado | 21h | Coro Juvenil da DRE / Educação Artística

 » 17 de Maio | Domingo | 18h | Grupo Coral da Casa do Povo da Camacha

   

sexta-feira, 21 de março de 2014

AMO-TEatro 2014

Aí está a V edição do Festival de Teatro, que já é Internacional!

Com a organização do Teatro Experimental da Casa do Povo da Camacha, o evento decorre de 20 a 30 de março e conta com um cartaz invejável!

Confiram e façam o favor de assistir! A cultura faz parte de si, faz parte do que somos!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

O que falta à Camacha como "Capital da Cultura"

Camacha, "Capital da Cultura". O desenvolvimento da nossa Freguesia não passa apenas por aqui, mas é um ponto fulcral e o que nos relança no panorama regional, mas não só.

Falta a remodelação da Achada, sim. Falta tornar o nosso centro num espaço melhorado, mantendo a traça de espaço verde, dando mais destaque ao primeiro lugar onde se jogou Futebol em Portugal, revitalizando o ringue, melhorando os acessos ao WC e outros pormenores.

Falta o Auditório, já com local definido e com projeto elaborado conjuntamente por todos os os grupos culturais da Camacha.

Falta ainda o Mercado e mais estacionamento, mas isso está incluído no projeto do auditório.

Culturalmente, falta ainda uma sede ao Grupo do Rochão, que tem mostrado uma crescente dinâmica e a recuperação e reconversão da "Casa Etnográfica", espaço com grande potencialidade como espaço museológico, mas também de exposições temporárias.

Falta mais, sim, mas parecem-me os pontos fulcrais para o desenvolvimento sustentado da "Capital da Cultura".

Termino olhando para o futuro imediato e para as decisões que aí vêm, já domingo. Analisando o percurso, as ideias e propostas, é óbvio que o Jorge Baptista está atento e conhecedor, reuniu com entidades culturais e liderou algumas intervenções importantes nos últimos 8 anos, como a recuperação e adequação do auditório da Casa do Povo da Camacha.

A equipa PSD assume o compromisso de apoiar a cultura e sabe como fazê-lo, em contraponto com a lista concorrente que nem reuniu com entidades e publicamente mostra-se contra a remodelação da Achada e desconhece a necessidade de um auditórios e das restantes ideias que aqui expus.

Os tempos são de contenção, mas essa é apenas uma razão mais para acreditarmos em quem demonstra estar atento, conhecedor e capaz de realizar os anseios da população.

terça-feira, 7 de maio de 2013

Camacha, terra de flores

A Camacha, além de "Capital da Cultura", é também terra de flores, um dos epítetos que lhe grangeou muitos visitantes.

Estamos na Primavera e o tempo convida a passeios a pé, pelas levadas e caminhos da nossa Vila, de máquina na mão, em busca de tesouros naturais, que ainda temos e que urge preservar e ampliar.

Os incêndios dos ultimos anos e o abandono de alguns terrenos deixa marcas na paisagem, o que é notório mas não uma fatalidade!

Tenho encontrado bons exemplos de espaços floridos, uns mais "selvagens" e outros pela mão humana, mas exemplos do que se pode fazer ainda mais pela beleza natural da Camacha.

Projetos como as hortas familiares são iniciativas positivas e contribuem a diversos niveis e espero que brevemente sejam implementados outros, direcionados para os terrenos à beira das principais vias, dando uma cada vez melhor imagem da Camacha a quem nos visita, mas principalmente a nós próprios, Camacheiros!

A Casa do Povo terá aqui uma importante intervenção, estando a"na forja" várias ações com este intuito, aproveitando, sempre que possivel, espaços abandonados e a merecerem intervençao.

Infelizmente é complexo intervir em terrenos baldios, dada a questão de propriedade dos mesmos, mas podemos sempre fazê-lo nos nossos próprios espaços, com vantagens para a beleza do espaço que nos circunda.

Não sou especialista de botânica, mas tenho para mim que, se limparmos os terrenos, libertando-os de infestantes como a carqueja, trepadeiras e outras ervas, as flores e as árvores de fruto ganham pujança e retomam o explendor que merecem.

A Camacha, terra de flores, está ao nosso alcance, se todos fizermos um pouco :)

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Venha à Camacha cantar "Os Reis"

Este sábado, a Casa do Povo da Camacha recebe o espetáculo tradicional "Cantar dos Reis", no seu auditório, a partir das 21h00.

A edição deste ano contará com a atuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha, cantando "Os Reis", numa demonstração da forma como  se vive esta tradição na Vila da Camacha.

A noite fica completa com a apresentação do Teatro Experimental da Casa do Povo da Camacha, "O Menino não quer nascer", uma encenação de Zé Ferreira.

A Camacha convida-o a assistir e participar desta tradição! Não falte! Sábado, dia 5 de janeiro de 2013, pelas 21h00.

Obrigado pela sua atenção e um próspero ano 2013 para si e todos os seus :)

sábado, 22 de dezembro de 2012

Memories out of night...

Hoje à noite, na Casa do Povo da Camacha, recordamos o nosso grande amigo Sérgio, num concerto, ou série de concertos, de bandas e projetos da Camacha.

Porquê? Porque o Sérgio foi um dos impulsionadores do Rock na Camacha, pertencendo aos CRF e Rotulo Preto, mas não apenas como mais um elemento. Quando era preciso organizar, motivar, planear, lá estava o Sérgio :)

Na Casa do Povo, tive o previlégio de organizar com ele algumas "Noite Rock", com bandas da Camacha, ou com elementos camacheiros, mantendo algo que é unico e incontornável no "ART'Camacha".

Conseguimos, eu, ele e o Nélio, organizar o "Mountain Rock", ou seja, o primeiro Festival Rock na Camacha!

Enfim... muito há para escrever, mas hoje quero apenas que todos celebrem a vida do Sérgio, assistindo a grandes concertos, repletos de emoção, adrenalina e muita qualidade. Que tal cada um de nós agarrar numa memória agradável que tenhamos dele? Certamente todos temos...

Encontro-vos logo mais, às 20h00, na Casa do Povo da Camacha


Início às 20h00 na Casa do Povo da Camacha:
1º - Eden Shine
2º - Graciano Caldeira
3º - Humberto Pedras & Pedro Mota
4º - Sora
5º - Sob Escuta
6º - Forgotten Roads
7º - CRF
8º - Noise Riders
9º - Klinika
10º - Perfect Sin
11º - Negative Rule

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

ART'Camacha 2012

Aí está o "festival do ano" na nossa Freguesia da Camacha!

Cultura, desporto, entretenimento, lazer, diversão confraternização, enfim, todas as razões e mais algumas para visitar a Camacha entre 10 e 15 de Agosto!

Preste bem atenção ao programa e repare como é único este evento.

Desde a exposição de artes plásticas, à Feira de artesanato, às entrevistas e a tanto mais, que só com a sua visita poderá realmente compreender.

Espero por si na Freguesia da Camacha!

quinta-feira, 17 de maio de 2012

TEATRO » Living Picture

Cá fica a minha sugestão para um serão muito bem passado! Uma comédia com o selo de qualidade do teatro Experimental da Casa do Povo da Camacha!

Depois de "Cruz Credo", um drama que teve o condão de revelar novos valores de grandíssima qualidade, o TEC volta às grandes produções com esta comédia dinâmica e arrebatadora.

Conjugando a ação de palco com outras expressões plásticas, "Os loucos anos 20" prende o público do primeiro ao último instante. A não perder!


Espetáculos
Domingos: 20, 27 Maio e 03 de Junho às 18h00
Quintas: 24 e 31 de Maio às 21h00
Sexta: 18 Maio às 21h00
Sábado às 26 Maio 21h00h

E eis a novíssima produção do Teatro Experimental da Casa do Povo da Camacha!

Um projeto inovador que engloba diversas vertentes da expressão artística: o teatro, a estátua viva e a pintura, lembrando a pintura em tela.

Sinopse
A comédia, "The Living Picture", conta a história de Aldora Veit, uma ricaça que confessa à sua criada, Maria, o desejo de ver a sua filha Iva casada, conseguindo, dessa forma, um herdeiro para a sua linhagem.

Uma dupla de vigaristas entra na mansão da protagonista no intuito de roubar toda a fortuna da milionária, mas um deles apaixona-se pela filha de Aldora e deixa o plano maléfico de lado.

Mesmo assim, o dinheiro da mansão é roubado e os habitantes da casa começam a investigar.

O que ninguém sabe é que existe alguém que observa toda a mansão..."

Adaptação e encenação de Zé Ferreira

Reservas
96 044 74 48

Preços
Adultos - 3€ (Sócios da INATEL: 2,10€)
Crianças dos 8 aos 13 anos, se acompanhadas de 1 adulto pagam 1€
PS - Cada bilhete oferece 5€ no Plano D - Soluções de Saúde

Apoios
Casa do povo Camacha
Junta de freguesia da Camacha
Município de Santa Cruz
INATEL Madeira
DRAC Madeira
Plano D – Soluções de saúde
Manuel de Nóbrega e Herdeiros, Lda.
Tatiana Teixeira - Grafismo

segunda-feira, 30 de abril de 2012

FexpoCamacha



Numa altura em que a crise entra-nos no estado de espírito, vamo-nos voltando para as formas de poupar dinheiro e recursos, que o engano dos tempos fartos nos fizeram negligenciar.

É, pois, com grande agrado que registo o sucesso das duas edições do "FexpoCamacha", que tem tudo para se tornar uma feira periódica, e que vem justificar a necessidade de um Mercado Agrícola na nossa Vila.

A iniciativa de Junta de Freguesia, além de provar a atenção dada a um sector que vai ganhando maior numero de Camacheiros, demonstra a qualidade dos produtos e a sabedoria de quem nunca largou a terra.

Quanto a artesanato, a feira apresenta muita diversidade, que vai muito para além do vime, que é essencial e nunca pode faltar. Apresentam-se trabalhos para venda, desde a bugiganga ao bordado, passando pela arte de trabalhar a madeira. Há muito para ver e comprar.

Mas, além desta opinião que é fácil de retirar por quem visita o certame, destaco a visão do Francisco Mota na sua execução, dispondo os stands de forma a ampliar a sua visibilidade aos visitantes mais distraídos e concebendo as bancadas de forma simples, funcional e utilizando o vime! Parabéns!

Fiquem atentos, a dinâmica desta Vila é cada vez mais forte, mesmo quando não existem ou escasseiam os grandes apoios que merecia, mas sempre com capacidade de juntar sinergias e levar a efeito!

terça-feira, 27 de março de 2012

Excelentes "Momentos"

Sábado à noite a Tuna de Bandolins da Casa do Povo da Camacha presenteou-nos com grandes momentos que foram bem para além da musica.

Com o auditório da Casa do Povo da Camacha repleto, a Tuna presenteou o público com cerca de uma hora de espetáculo digno desse nome. O conceito do concerto fez-se não apenas de musica de Tuna, uma agradável surpresa, indo bem para além disso, ao aproveitar as diversas valências e capacidades artísticas dos seus elementos. "Momentos" foi muito para além do esperado!

Entre as naturais peças clássicas e tradicionais, demonstrativas da evolução técnica e coletiva da Tuna, com uma notável capacidade de interpretação bem patente nas harmoniosas variações de ritmo e intensidade, a inclusão de peças a solo e duetos emprestou uma grande dinâmica e manteve a atenção da plateia em níveis elevados.

A melhorar, contudo, as mudanças no palco (instrumentos, cadeiras, estantes e posicionamento), mas nada que belisque a musicalidade fantástica apresentada!

Portanto, um concerto de grande qualidade, inovador, dinâmico, com a frescura que a época pede e com vários toques de magia, bem patentes quando o publico exigiu um "encore", que se tornou numa prova de como a Tuna é já capaz de interpretar temas que não haviam sido preparados para esse dia, ou seja, comprovou-se em palco a grande capacidade e qualidade musical de todos os elementos.

Mas, por falar em magia, atentem bem neste nome, Érica Gonçalves, uma artista de mão cheia, um portento de talento, com potencial difícil de mensurar! Em dois momentos deixou a sala em ebulição!

Primeiro declamando "Adeus", de Eugénio Andrade, ao som (teclas) do tema original de outro talento que emerge, a Sara Barreto.

Depois, num  momento sublime, arrebatou a plateia declamando o "Cântico Negro" de José Régio, com a violência intempestiva, florescente e fresca da Primavera, salpicada já pela intensidade arrebatadora do Verão! Dicção fantástica, métrica impecável e uma capacidade emotiva de interpretação que nos prendeu a cada sílaba, num crescendo para o final que nos deixou, mesmo, sem saber por onde ir. Bravíssimo!

Finalizo recomendando toda a sua atenção para esta Tuna de Bandolins da Casa do Povo da Camacha, que cresce mais e mais, e apresenta um trabalho que justifica bem mais que os 2€ de entrada!

Parabéns a todos e um abraço especial ao José João, pelo trabalho desenvolvido! A Camacha agradece ;)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Cantar dos Reis na Camacha

Natal 2011A "Tenda da Festa", montada no Largo da Achada, no Centro da Vila da Camacha, tem vindo a proporcionar vários motivos para uma sua visita, desde a Função do Porco, à "Noite na Tenda", "Feira dos Licores" e outros eventos.

A encerrar o mês de actividades, o Teatro Experimental da Casa do Povo da Camacha dinamiza o "Cantar dos Reis", Sábado dia 7 de Janeiro a partir das 20h00.

A recreação e o reviver da tradição é garantido pela encenação deste grupo, e do Grupo Folclórico da Casa do Povo da Camacha, terminando a noite com a atuação do Grupo Musical e Cultural "Reis Magos".

https://www.facebook.com/events/210424629045504/
Visite-nos!

Concerto de Ano Novo
Também no Sábado, dia 7 de Janeiro, pelas 18h00, o Grupo Coral da Casa do Povo da Camacha, realiza o seu "Concerto de Ano Novo" na Capela de São José.
http://www.grupocoralcpcamacha.blogspot.com/2011/12/concerto-de-ano-novo.html

X Grande Prémio dos Reis - Vila da Camacha
Domingo, dia 8 de Janeiro 2012, Prova de Atletismo, com a presença do Ex-Atleta Antonio Leitão, a J F Camacha, informa que estão abertas inscrições,na sede da Junta e no dia da Prova, junto à Casa do Povo.
http://www.freguesiadacamacha.pt/portal/v1.0/noticia_iden.asp?id=323

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Segurança Pública na Camacha

Naturalmente, este é um assunto que recorrentemente assume protagonismo na nossa Camacha, por algum assalto, ou sequência, com maior impacto mediático ou outros pormenores relativos à PSP.

Mas atenção que a Camacha não é um "ponto negro" na Madeira nem uma Vila sem ordem ou segurança pública, é sim, uma Vila com problemas que são comuns a muitas outras paragens da nossa ilha e que devem ser combatidos e não usados para outros fins.

Independentemente das "guerras" políticas, o fundo da questão contém um autismo do Ministério da Administração Interna à particularidade da nossa Vila, analisando e gerindo um todo que não existe num país tão rico, multicultural e com diferenças sociais evidentes entre as grandes e as pequenas cidades, as aldeias e Vilas.

Mas hoje falo da "desculpa" estatística, publicamente usada pelo Comando Regional,  para refutar a necessidade de mais PSP na Camacha. Torna-se evidente o sentimento de inoperância ou impotência que anexamos à acção policial, muito por culpa da execução da Lei, da facilidade com que os prevaricadores permanecem em liberdade e continuam a actuar.

Mas vale a pena apresentar queixa de toda e qualquer ocorrência, obrigando com a força dos números a que a desculpa se altere?

Se os decisores da segurança pública escuda-se de números, com a frieza e a subjectividade que sempre têm, é sinal que  ignoram em absoluto o "sentir" social, que por ser subjectivo, implica um maior conhecimento da população e do seu meio. Mais, desconsideram os representantes eleitos, religiosos, civis, públicos e privados,  e os seus apelos e alertas.

Então que nos resta? Ser interventivos, atentos e insistentes!

Apresentemos queixa, sempre que tal for o caso, mantenhamos viva a ideia da necessidade do reforço policial, ainda mais em tempos que se afiguram socialmente mais instáveis, e façamos parte da solução, tomando as nossas devidas medidas de segurança, acautelando os nosso pertences e assumindo comportamentos mais seguros.

Como nota de rodapé, a Câmara Municipal vai promover, conjuntamente com a PSP, acções de sensibilização junto da população mais idosa sobre os cuidados a terem na segurança pessoal e dos seus bens. Também as Instituições do Concelho serão abrangidas, o que, acredito, poderá contribuir para a diminuição dos casos de furto.

quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Natal na Camacha

Estamos já a poucos dias do Natal, o que significa que muito já se festejou na Vila da Camacha, mas ainda muito há para celebrar.

O mau tempo voltou a condicionar, provocando o adiamento da Função do Porco, mas em nada diminuíu o interesse e pertinência, daquele que é o primeiro evento da quadra natalícia na nossa Vila.

Apesar do tema não ser pacífico, a "Função do Porco" além de ser uma tradição de longa data, repleta de história e relevância social, é feita em torno da demonstração dos passos após a "matança", ou seja, o animal não é morto na achada (vem assim da Santagro).

Portanto, é o reviver de uma tradição e oportunidade de aprendizagem para os mais novos, com muita festa e animação.

Tudo isto comprovado pela forte afluência que se repete e amplia a cada ano.

Tenda da Festa
Depois da aposta do ano passado, a Câmara Municipal voltou a instalar uma tenda na Achada, este ano mais ampla e melhor equipada, com chão montado e alcatifado a proporcionar maior conforto, de forma a que todas as actividades possam ali desenrolar-se.

Primeiro exemplo a "Feira dos Licores e Broas p'ra Festa". Três dias dinamizados pelas diversas associações da Vila, angariando fundos através da venda de licores broas e outras iguarias da época.

E no passado fim-de-semana, o "Noite na Tenda", que começou com a actuação da Tuna, Grupos Folclóricos e "Euphobassax" (4 elementos da Banda da Camacha) e prolongou-se noite fora com a actuação inédita de LadyCC. Uma aposta arrojada da Casa do Povo, dada a sonoridade house, mas que comprovou ser possível realizar eventos com sucesso, sem a "prisão" do estilo.

A animação continua, com Auto de Natal dia 28 e Noite de Reis dia 8, entre outras festas e organizações, portanto, venham à Camacha celebrar o Natal!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Festa da Maçã este fim-de-semana na Camacha

15, 16 e 17 de Outubro no Largo da Achada
A Festa da Maçã, último evento do género na Vila antes do Natal, teve por impulsionador o saudoso Padre Martinho e servia, nas primeiras edições, para angariar fundos e apoiar os "retornados do ultra-mar".

Esta edição, que infelizmente será a última que conta com a colaboração da Paróquia, tem na programação três vertentes distintas mas completmentares, a animação, a formação para os agricultores e a mostra ao vivo e em exposição do processo que envolve a cultura da fruta e a confecção da Sidra.

Leia mais no Site da Junta de Freguesia

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Verão da Camacha - ART'Camacha

Depois de muito tempo sem escrever, volto a partilhar as minhas opiniões sobre a nossa Vila, esperando a vossa participação, opiniões, críticas e sugestões!

ART'Camacha 2010
Apesar da coincidência de data com o Rali Vinho Madeira, o ART'Camacha conseguiu grande visibilidade na imprensa e uma exposição global muito forte na Região, mas não só. É muito honroso ter direito à reportagem feita pela RTP-M a ser divulgada na RTP-N, de âmbito Nacional!

Parece-me consensual que o Festival trouxe muita cultura, animação, diversão, gastronomia e desporto, com um programa de palco equilibrado e eclético, demonstrando a vantagem de estruturar os dias por temas, o que facilita a escolha do público.

A inovação de uma noite de DJ, que manteve centenas de pessoas na achada até depois das 5 da manhã, foi bem aceite e deixou vontade de repetir. Uma palavra de apreço para que nas redondezas teve mais dificuldade em descansar nessa noite, mas a atractibilidade da nossa Vila passa, também, por estas iniciativas!

O espaço do Festival, salvo algumas irregularidades no terreno, mostra-se capaz mas já curto, para a quantidade crescente de visitantes.

Mas além do impacto cultural, há que destacar o impacto positivo na economia da Vila, porque que os milhares de visitantes não se limitaram a consumir nas barracas do Festival.

Do Café Relógio ao Boléo e Regedor, todos os cafés e Restaurantes tiveram mais clientes, muitos deles provavelmente novos, o que constitui sempre uma excelente oportunidade de promoção.

Muito mais se pode fazer, mas não de costas voltadas. Urge que todos se empenhem em receber melhor, aprimorando os cafés e esplanadas, aproveitando a afluência de público para captar nova clientela que voltará noutras alturas do ano.

A cada organização do ART'Camacha e outras festas, se demonstra a capacidade da Vila da Camacha para atrair visitantes, Camacheiros e forasteiros, pelo que estão garantidas as condições de base para termos maior dinâmica comercial, assim se insista e invista (como o Bilha Café fez) e nunca se desista!

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Rali da e para a Camacha

XVI
 Rali da CamachaComeça hoje o Rali da Camacha, mas há muito que esta prova já se faz sentir a vários níveis na nossa Vila, com o grande alcance e efeito positivo deste desporto em geral, mas desta prova muito particularmente.

Ao longo dos anos o Rali da Camacha ganhou um espaço próprio a nível Regional e é, certamente, um dos eventos desportivos com mais espectadores in-loco, provavelmente logo o após o "Vinho Madeira".

Não tendo a pressão mediática do Porto Santo, tem o condão de ser o primeiro Rali da época, na Ilha e contar com um percurso que privilegia o espectáculo e a acessibilidade, mas isso são pormenores de que podem inteirar-se nos blogues da especialidade, e muito bem!

Mas há muito mais neste Rali! Hoje e amanhã teremos um número largo de visitantes, muitos que apenas vão à Camacha no Rali, outros que porventura não conhecem a Camacha e outros que não costumam parar por cá. Portanto, esta é um oportunidade de promoção "in-loco" muito importante.

O Rali estará, sobretudo na parte da tarde, mais concentrado sobre a Freguesia da Camacha e é indesmentível o facto que um grande número de pessoas passa e pára algures por cá e muitos vêm assistir à consagração dos vencedores no pódium da Achada.

A isto junta-se a cobertura dos media, muito ampla na net e mais concentrada entre hoje e o meio da próxima semana na Rádio, TV e jornais, portanto, o nome "Camacha" está em voga por estes dias e por culpa do seu Rali.

Que retorno para a Vila?
Os bares e restaurantes que por estes dias investirem numa imagem de qualidade e bom serviço, além de garantirem uma receita imediata bem acima da média, promovem o regresso desses clientes noutras alturas, com a forma mais simples e barata de marketing, a transmissão de boa opinião pessoal ou "boca-a-boca".


No Centro da Vila não me parece haver discussão, a afluência é sempre de tal ordem que a oportunidade de negócio é de aproveitar, mas não com alteração de preços ou de formas de serviço que apenas sejam rápidas mas sem qualidade.

Esta é uma das grandes oportunidades do comércio local mostrar-se à Região, a par das Festas Religiosas e apenas ultrapassada pelo ART'Camacha, mas nada acontece apenas mantendo a resignação que já critiquei anteriormente.

E não é só no Centro! Por exemplo, um bom roteiro para o Rali:
- Passar pelo Parque de Assistências, podendo tomar o pequeno-almoço na Padaria 25 de Agosto, ou no bar ADC, que é muito mais que um bar de campo de futebol, tem excelentes preços e umas sandes do melhor;
- Passar pela Ponte de Pau, recuperada da tormenta de 20.Fev, para um aponcha, pé-de-cabra, sobe-e-desce, patinhas de porco e mais;
- Assistir à PE das Almas na zona do Mato Grosso e aproveitar para marcar um almoço de caldeirada com uma malta de amigos; ou na zona do Borracheiro; ou na zona do Bar21;
- Descer para assistir à consagração no pódium, dar uma volta pelos bares junto à Igreja velha e ficar para jantar no Regedor, onde aconselho o bife;

Resumindo, é hora de aproveitar os grandes cartazes e mostrar que a Camacha é mais e melhor, que tem qualidade de serviços, que tem de ser ponto de paragem nos passeios familiares, que oferece aos visitantes algo único!

Assim feito, investir no patrocínio de eventos mostra-se uma aposta segura e de retorno garantido. A Camacha agradece!

sexta-feira, 26 de março de 2010

Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol

Este blog não é espaço de Futebol, mas é espaço de CAMACHA! Portanto, desculpem este desvio ao normal, mas tenho de falar deste caso nacional... (Como comentado pelo David, este parágrafo não tem razão de ser, desconsiderem)

Não interessa quem é o clube nem porque se diz lesado, o que aqui quero reter da decisão da FPF em reduzir o castigo do Hulk e Sapunaru, tem apenas a ver com a nossa  A.D.Camacha.

Lembrem-se que fomos injustamente e vilipendiosamente  despromovidos à IIIDiv Nacional em 2008.2009, depois de termos conquistado em campo a permanência na IIDiv B, num ano em que fomos constantemente prejudicados nas arbitragens. Esta despromoção trouxe custos económicos que continuam a fazer-se sentir, pondo em risco a sobrevivência do clube.

E como se processou tudo isto?
1. O Conselho de Justiça utilizou três parágrafos de três artigos diferente e incompatíveis entre si, para justificar a descida. Reforço a ilegalidade com um parecer do Professor Doutro Freitas do Amaral, sobre o próprio Conselho de Justiça.

2. Não consultou, como previsto na lei, a Camacha, decidindo à revelia. Não é legal esta falta de notificação e posterior auscultação de uma parte (extremamente!) interessada.

3. A decisão foi tomada a poucos dias do sorteio da IIDiv, o que na prática significou termos um plantel pensado para essa divisão, contando com o respectivo subsídio do IDRAM. Ora como o valor atribuído foi significativamente inferior, precisamente derivado da descida  de divisão, as finanças do Clube sofreram um rombo titânico...

4. A responsabilidade desta decisão é do CJ da Federação. A Federação tem por base desenvolver o Futebol e promover o desenvolvimento dos seus associados, logo, tem obrigação de defender a existência da A.D.Camacha. Não? SIM!

5. Decorre um processo de pedido de indemnização, sem fim à vista, como é apanágio, do qual não sairá nunca um "euromilhões" mas uma merecida e amplamente justificada rampa de salvamento de um clube que sempre foi bom pagador, até acontecer esta "coisa a que se chamou decisão"...

E fazem-me perguntas sobre o caso do túnel? Discussão vazia... A nossa A.D.Camacha é que foi realmente prejudicada!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

6 dias depois da tempestade

Aos poucos a Camacha vai resolvendo os problemas causados pela tempestade de sábado.

Estamos cada vez mais perto da abertura de todo o troço "Ribeirinha de Baixo - Salgados", depois das várias complicações na desobstrução de uma ponte, situação que não é pior graças ao novo acesso do Lombo Centeio. Ainda assim, diversas quebradas isolaram vários carros e limitaram imenso a mobilidade das pessoas.

Quanto a água, destaco o trabalho fantástico do Assis, que se voluntariou para ajudar com o seu próprio carro, com um tanque de 1000L montado. Mas mesmo sendo voluntário, algumas pessoas conseguem atacar com insultos inusitados e com falta de solidariedade. A água é um bem essencial, mas temos um auto-tanque pesado dos bombeiros, um auto-tanque pesado de uma empresa, o Assis voluntário, e nestes dois últimos dias até temos tido mais um auto-tanque ligeiro da mesma empresa, sempre prontos a abastecer quem contacta Câmara, Junta ou até pessoalmente... este parágrafo vai longo, mas algumas coisas quebram o nosso espírito...

Nesta semana difícil, ouve-se, esquece-se e continua-se, psicologicamente estamos todos afectados, e as respostas variam muito de pessoa para pessoa.

Importante é a notícia do restabelecimento da bombagem de água na estação do Porto Novo, o que vai regularizar o abastecimento muito brevemente, assim todos colaborem na contenção do consumo.

Na Casa do Povo continuamos a receber 9 desalojados, melhorando as condições a cada dia, muito graças a diversos donativos de roupa e outros bens essenciais.

Os trabalhos continuam no levantamento dos diversos danos, muitos deles estruturais. Todos os técnicos da Câmara estão no terreno e amanhã uma equipa do exército vai percorrer a Freguesia a pé para elaborar uma carta de riscos, pós-temporal.

A todos os que ajudam, o meu reconhecido agradecimento e a quem por vezes não colaborou ou teve palavras menos delicadas, desejo que encontrem maior descanso emocional e possam acompanhar a reconstrução positiva.