terça-feira, 9 de agosto de 2005

A Importância da formação

O Andebol, segunda modalidade com mais praticantes na Região, continua a expandir-se e a granjear prestígio entre nós, muito tendo contribuído os títulos Nacionais de equipas madeirenses. Mas também a ADC registou um crescimento acentuado, tendo, pela primeira vez na nossa existência, sido constituídas 5 equipas (Juvenis, Iniciados e Minis Masculinos e 2 Infantis Femininos), além de mais de 20 atletas a participarem nos “Festand”, concentrações reservadas aos atletas mais novos. Resultados? Não é a análise crua dos números dos torneios que nos faz classificar a época passada como excelente, já que o nosso objectivo foi e é a preparação do futuro e o engrandecer das capacidades, a todos os níveis, dos nossos atletas.

Analisando o trabalho realizado, a presença dos técnicos do Clube nas Escolas, divulgando a modalidade, e a organização de um torneio entre as Escolas Básicas da Vila, permitiu captar cerca de meia centena de novos atletas com menos de 10 anos, algo que nos transmite confiança no futuro da modalidade.

Quanto a Torneios, a ADC fez-se representar na quase totalidade dos mesmos, desde os “Festand” ao “Andebol de Praia”, sendo o ponto alto da época a participação na Concentração do Porto-Santo, onde estivemos presentes com 3 equipas, num total de 25atletas (9 masculinos e 16 femininos).

Quanto ao futuro, a próxima época é de extrema importância para a consolidação da modalidade na Vila e depende de muitos factores. O crescimento acentuado do número de atletas, também verificado nos treinos de Verão, implica mais tempo de treinos no Pavilhão, (é impossível trabalhar estes escalões ao “ar livre”). O acompanhamento dos encarregados de educação, aspecto que saliento e muito agradeço, deverá ser cada vez maior de forma a estreitarmos o relacionamento clube-família. O apoio do clube, no que concerne a transportes e os mais diversos encargos terá sempre de ser encarado como um investimento repleto de retorno e extraordinariamente importante, nunca como uma despesa. A proximidade da direcção do clube aos atletas, com a sua presença pelo menos em alguns jogos e treinos ensina o que é pertencer à A.D.Camacha engrandecendo o “amor clubístico” dos que serão futuros sócios e simpatizantes.

Venham praticar Andebol! Todos são bem-vindos!