sexta-feira, 16 de abril de 2010

Rali da e para a Camacha

XVI
 Rali da CamachaComeça hoje o Rali da Camacha, mas há muito que esta prova já se faz sentir a vários níveis na nossa Vila, com o grande alcance e efeito positivo deste desporto em geral, mas desta prova muito particularmente.

Ao longo dos anos o Rali da Camacha ganhou um espaço próprio a nível Regional e é, certamente, um dos eventos desportivos com mais espectadores in-loco, provavelmente logo o após o "Vinho Madeira".

Não tendo a pressão mediática do Porto Santo, tem o condão de ser o primeiro Rali da época, na Ilha e contar com um percurso que privilegia o espectáculo e a acessibilidade, mas isso são pormenores de que podem inteirar-se nos blogues da especialidade, e muito bem!

Mas há muito mais neste Rali! Hoje e amanhã teremos um número largo de visitantes, muitos que apenas vão à Camacha no Rali, outros que porventura não conhecem a Camacha e outros que não costumam parar por cá. Portanto, esta é um oportunidade de promoção "in-loco" muito importante.

O Rali estará, sobretudo na parte da tarde, mais concentrado sobre a Freguesia da Camacha e é indesmentível o facto que um grande número de pessoas passa e pára algures por cá e muitos vêm assistir à consagração dos vencedores no pódium da Achada.

A isto junta-se a cobertura dos media, muito ampla na net e mais concentrada entre hoje e o meio da próxima semana na Rádio, TV e jornais, portanto, o nome "Camacha" está em voga por estes dias e por culpa do seu Rali.

Que retorno para a Vila?
Os bares e restaurantes que por estes dias investirem numa imagem de qualidade e bom serviço, além de garantirem uma receita imediata bem acima da média, promovem o regresso desses clientes noutras alturas, com a forma mais simples e barata de marketing, a transmissão de boa opinião pessoal ou "boca-a-boca".


No Centro da Vila não me parece haver discussão, a afluência é sempre de tal ordem que a oportunidade de negócio é de aproveitar, mas não com alteração de preços ou de formas de serviço que apenas sejam rápidas mas sem qualidade.

Esta é uma das grandes oportunidades do comércio local mostrar-se à Região, a par das Festas Religiosas e apenas ultrapassada pelo ART'Camacha, mas nada acontece apenas mantendo a resignação que já critiquei anteriormente.

E não é só no Centro! Por exemplo, um bom roteiro para o Rali:
- Passar pelo Parque de Assistências, podendo tomar o pequeno-almoço na Padaria 25 de Agosto, ou no bar ADC, que é muito mais que um bar de campo de futebol, tem excelentes preços e umas sandes do melhor;
- Passar pela Ponte de Pau, recuperada da tormenta de 20.Fev, para um aponcha, pé-de-cabra, sobe-e-desce, patinhas de porco e mais;
- Assistir à PE das Almas na zona do Mato Grosso e aproveitar para marcar um almoço de caldeirada com uma malta de amigos; ou na zona do Borracheiro; ou na zona do Bar21;
- Descer para assistir à consagração no pódium, dar uma volta pelos bares junto à Igreja velha e ficar para jantar no Regedor, onde aconselho o bife;

Resumindo, é hora de aproveitar os grandes cartazes e mostrar que a Camacha é mais e melhor, que tem qualidade de serviços, que tem de ser ponto de paragem nos passeios familiares, que oferece aos visitantes algo único!

Assim feito, investir no patrocínio de eventos mostra-se uma aposta segura e de retorno garantido. A Camacha agradece!