quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Natal na Camacha

Estamos já a poucos dias do Natal, o que significa que muito já se festejou na Vila da Camacha, mas ainda muito há para celebrar.

O mau tempo voltou a condicionar, provocando o adiamento da Função do Porco, mas em nada diminuíu o interesse e pertinência, daquele que é o primeiro evento da quadra natalícia na nossa Vila.

Apesar do tema não ser pacífico, a "Função do Porco" além de ser uma tradição de longa data, repleta de história e relevância social, é feita em torno da demonstração dos passos após a "matança", ou seja, o animal não é morto na achada (vem assim da Santagro).

Portanto, é o reviver de uma tradição e oportunidade de aprendizagem para os mais novos, com muita festa e animação.

Tudo isto comprovado pela forte afluência que se repete e amplia a cada ano.

Tenda da Festa
Depois da aposta do ano passado, a Câmara Municipal voltou a instalar uma tenda na Achada, este ano mais ampla e melhor equipada, com chão montado e alcatifado a proporcionar maior conforto, de forma a que todas as actividades possam ali desenrolar-se.

Primeiro exemplo a "Feira dos Licores e Broas p'ra Festa". Três dias dinamizados pelas diversas associações da Vila, angariando fundos através da venda de licores broas e outras iguarias da época.

E no passado fim-de-semana, o "Noite na Tenda", que começou com a actuação da Tuna, Grupos Folclóricos e "Euphobassax" (4 elementos da Banda da Camacha) e prolongou-se noite fora com a actuação inédita de LadyCC. Uma aposta arrojada da Casa do Povo, dada a sonoridade house, mas que comprovou ser possível realizar eventos com sucesso, sem a "prisão" do estilo.

A animação continua, com Auto de Natal dia 28 e Noite de Reis dia 8, entre outras festas e organizações, portanto, venham à Camacha celebrar o Natal!