segunda-feira, 4 de julho de 2005

Estrada da discórdia

O trânsito na Camacha tem levantado várias polémicas nos últimos anos. Quanto às condições das estradas, é lógico que assiste o direito de reivindicar que sejam melhoradas... bem precisam... Mas onde nem tudo é assim tão linear é no caso da Estrada Maria Ascensão. Recentemente foram iniciadas as obras de construção do passeio, no troço entre a Escola e o Largo da Achada. Pecando por tardia, não pensei que fosse posto em causa a sua construção, nos moldes em que está a ser.

Explicando, da forma que está a ser feito, o passeio não permite a formação de duas filas de trânsito. Para que pudesse permitir esse desiderato, seria necessário demolir alguns muros de casas particulares e até algumas moradias. As vozes que discordam desta forma, lamentam não existirem as referidas duas filas de trânsito, que eventualmente serão necessárias futuramente. Mas vejamos:

- Para que o passeio fosse construído mantendo as actuais dimensões da estrada seria necessário um investimento deveras superior, dada a necessidade de adquirir, independentemente da forma, as parcelas de terreno necessárias e lembro que algumas casas teriam de ser demolidas.

- Se o futuro desenvolvimento da Vila da Camacha requerer que a estrada tenha essas características, o investimento será justificado nessa altura.

- A Variante à E. R. possibilita o fácil acesso ao Centro da Vila.

Compreendo e aceito as vozes que discordam da forma como o passeio está a ser construído, mas não me parece ser caso para polémicas até porque muitos outros investimentos apresentam maior premência e, esses sim, devem receber os esforços das gentes da Camacha para que sejam realizados.

7 comentários:

Anónimo disse...

Por ora não tenho nada a dizer do passeio que está a ser construído. O facto de não permitir formar duas filas de trânsito pode ser um problema caso se decida fazer estacionamento, autorizado ou não.

O que eu gostaria de ver feito em termos de estradas na Camacha é um novo tapete desde a bomba de gasolina até à Achadinha (Moisés) porque aquilo mais parece um caminho de cabras.

Anónimo disse...

Essa estrada parece que nunca vai subir de estatuto pois já se encontra nesse estado à muitos anos, e ainda nado foi feito de concreto!

Anónimo disse...

Até que enfim estão a fazer o tal passeio da vergonha!!! Na minha opinião, para que interessa ter duas vias se a estrada é de sentido único!? Tem espaço suficiente para construir um passeio e estacionamentos, dá para fazer paragem de autocarros, sem que seja necessário retirar ou "roubar", terreiros de ninguém e sem demolição de qualquer casa. É necessário sim um engenheiro que saiba desenhar, e tirar medidas para que as coisas fiquem bem feitas. Não é só falar da boca para fora, vamos fazer um passeio e está andar...
Já agora, que estamos a falar da referida estrada, enquanto fazem o dito passeio da vergonha, aproveitem e limpem algumas zonas dessa referida estrada, como por exemplo, a casa em ruinas e que dai poderiam por exemplo fazer um parque de estacionamento ou uma simples paragem de autocarros.
Toca a pensar nas coisas e não fazê-las em cima dos joelhos.

Anónimo disse...

Os Camacheiros nunca comtestaram o passeio mas sim a forma que esta a ser feito, vejamos, quem sobe a recta da camacha tem que andar fora do passeio por varias vezes, na rua Mª Ascençao, e se ouvesse bom censo teriamos duas faixas de rodagem e com passeio, e sem demoliçao de casas, e precisso que haja massa cinzenta na cabeça de quem lidera tal passeio.........

ADCandebol disse...

no troço que referi, não acredito nessa possibilidade. gostava de saber como julga isso ser possível. Mais que isso relembro que as ideias que temos, não sendo divulgadas não são tidas em conta por ninguém. continuemos a partilhar ideias e a discordar sempre que necessário, mas não façamos críticas gratuitas e sim discutamos sériamente ideias.

Anónimo disse...

Sobre a questão das duas faixas de rodagem, acho que basta ter simplesmente 1 via desafogada e no lugar da 2ª via e onde possível, permitir o estacionamento.

Não esquecer que a variante foi criada para justamente desafogar o trânsito entre a bomba de gasolina e o centro da achada, visto a largura desta não permitir maior tráfego, sendo também que o seu alargamento seria mais caro do que ter a variante com todas as condições que esta oferece. Acho que toda a gente gosta de passar na variante ainda para mais com este tapetezinho novo.

Concordo com alguém que disse achar mal a forma como está o passeio entre a bomba de gasolina e o Bairro da Nogueira, mas tenho o bom senso de dizer que melhor que aquilo era complicar, dada a colocação das casas particulares existentes na descida. Foi o compromisso possível. Entre expropriar/adquirir uma pequena parcela de terreno para um passeio e pintar duas passadeiras com lombas sonoras antes e depois de cada uma acho que o ganho económico em contrapartida com o incómodo de mudar de berma, a sociedade ganhou um passeio e o herário público não foi tão expoliado.

Em suma, acho que está a ser feito um bom trabalho na Estrada Mª Ascenção. E reitero o meu desejo de ser asfaltada a estrada para a Achadinha.

Anónimo disse...

Quanto a este assunto acho que o passeio está muito bom, porque aquela estrada era um perigo, como já foi constatado e em que morreu uma pessoa.
Nunca era possível fazer duas faixas de rodagem. Como??? Só se fosse destruindo casas e quintais das pessoas.
Se existe a variante, para que seria a estrada com duas faixas de rodagem? Para satisfazer certos comerciantes que ali têm o seu estabelecimento? Os carros continuam a passar ali. Num único sentido e em sentido contrário ainda vemos alguns!:)
É preferível assim como está. Agora devem é pensar em acabar o dito passeio. Acabarem e bem acabado. Não é como se vê. Chegaram a um certo ponto e não andam dali. Ainda há dias um homem caíu à minha frente e não se magoou por sorte!!!
Acabem lá com o passeio porque é isso que as pessoas estão à espera. Não vale a pena chorar pelo leite derramado como se costuma dizer, só se agora destruíssem o passeio e a estrada passasse outra vez a ser nos dois sentidos, o que não faz "sentido" nenhum.
Arrajem é outras estradas que estão numa miséria e, como o evandro disse, mais parecem caminho para cabras.
Há muitas estradas na Camacha que precisam de serem arranjadas, serem feitas, serem construídas. Dêem atenção é a essas e continuem com o que começaram.
Estudem o que foi pedido na Câmara na anteiror vereação e gfaçam alguma coisa pela Camacha que bem precisa. Se formos pelo Concelho de Santa Cruz em passeio vemos como há estradas bem construídas, com tapetes novos, que até apetece conduzir e na Camacha as estradas estão todas esburacadas e outras a precisarem de tapetes, desde o início até ao fim. Cumpram com o prometido!