sexta-feira, 21 de outubro de 2005

Está na hora de ser positivo!

A oportunidade de trabalhar "por dentro" de uma campanha eleitoral, despertou-me para alguns aspectos que não costumamos aperceber-nos. Apesar de ser comum a ideia do negativismo, bem pior é "ser DO contra".

Democracia implica respeito por opiniões, daí que o negativismo é compreensível. Aceito que muitos desacreditem num Futuro risonho, pela história recente do País e não só. Mas ser negativo é apenas isto, ser descrente. Deste Negativismo resultam aspectos contrários ao desenvolvimento, é mau e desaconselho vivamente. Mas há coisas piores…

Ser contra é comum a todos nós em diversas situações, é socialmente salutar e demonstra maturidade, porque ser contra significa que não queremos a "situação A" pois consideramos a "situação B" mais acertada. Isto é Democracia, discordar, ser contra, mas porque isso significa apresentar uma alternativa! Apresentar Alternativa!

Mas o pior de tudo é "ser DO contra". Alguém "do contra" limita-se a discordar das ideias apresentadas, criticando gratuitamente as ideias e trabalho desenvolvido, sem nada fazer para apresentar soluções alternativas, nem sequer ideias concretas.

Ser "do contra" é limitar-se a dizer mal, e isso é FEIO!, além de contraproducente com quem se acha no direito de criticar. Liberdade de expressão não significa poder dizer mal, significa que todos temos direito a manifestar as nossas ideias, projectos e até ser contra. Infelizmente a Sociedade "encheu-se" de "do contra" em excesso, que influenciam muitos à sua volta.

Durante a Campanha Eleitoral popularam os "do contra". Boatos, insultos pessoais, tentativas de descrédito de pessoas e até Instituições. E as ideias? E os projectos? Onde está o caminho a seguir? Que rumo terá a edilidade que mais directamente influência as nossas vidas, a Autarquia? A estas questões poucos deram resposta, mas deles foi a vitória.

Todos devemos participar, porque todos temos a ganhar com o desenvolvimento da nossa terra. Participemos com ideias e projectos. Ninguém fique calado a pensar "os Srs. engenheiros, doutores e arquitectos que trabalhem que eles é que sabem".

As intervenções são feitas para a população, daí que seja de extrema importância a população dizer de sua justiça. Não sejam "do contra", façam ouvir as vossas ideias. Não são precisos desenhos e aspectos técnicos para ser uma ideia a considerar, basta que digam o que vos vai na alma, o quê e como gostariam de ver a "vossa terra", a "nossa terra".

Participem positivamente e serão levados a sério!

15 comentários:

Anónimo disse...

Muito bem Nuno "andaste lá no meio" aprendeste alguma coisa, deduzo que não tenhas aprendido tudo. Eu também sem nunca ter participado nessas andanças sei alguma coisa (muito pouco), todos nós sabemos. Todos nós sabemos que nesta terra "ser DO contra" ou simplesmente criticar mesmo apresentando ideias constitui um atentado à nossa PECULIAR DEMOCRACIA. Somos nas duas situações rotulados de tudo: eu já ouvi "bandalho" "tristes" "escumalha" "incompetentes" "zé ninguém" "boi manco e vaca vesga" "canalhas" e muito pior que isto. em 30 anos acrescentaram muitos adjectivos vernáculos (alguns dignos do Guiness) aos críticos e aos "DO contra" desta terra. Ninguém que venha armar-se em coitadinho porque lambuzam as mãos na mesma mer...da. Aliás tenho a certeza de que o poder instalado faz mais oposição à oposição do que esta ao poder. Um dia ainda vais perceber Nuno, que nesta terra não existem sequer partidos políticos, existe sim o PSD e todos os outros, que significam escumalha toda junta de críticos e " DO contra" todos no mesmo saco. Se pudessem (os magníficos e perfeitos do regime) mandavam-nos a todos pra Sibéria. Continua o teu tirocínio mas cuidado; NÃO FIQUES IGUAL A ELES

Anónimo disse...

Muito bem Nuno!!! Falam falam falam, mas não fazem nada... De há muitos anos para cá que continuam a falar mas nunca vi fazerem nada pela Camacha! Só uma pessoa é que fez pela Camacha, mas só é reconhecida quando há interesses por trás. Como disseste e muito bem o povo tem de apresentar ideias, mas as ideias estão lançadas. Mas onde anda os Sr. desta terra. Fazem tudo em cima dos joelhos? Quem será que está mal nesta história toda, a população ou os ditos SR.(s)? Não são os "Do contra" que estão mal, mas sim os que estão no poder, que fizeram e continuarão a fazer o que lhes bem quiserem, porque pensam ao meterem medo às pessoas vão a todo o lado...
Nuno tenho mais coisinha para te dizer, espero que não estejas enganado no meio onde foste te meter, porque o "tacho prometido" não sei se vai acentar bem....

Anónimo disse...

Nuno... recuso-me a comentar essa tua opinião! Tenho evitado entrar em assuntos de política - por enquanto -, por isso, por agora, abstenho-me! (Acredita que isto é, únicamente, por respeito à tua pessoa!!).

ADCandebol disse...

Atenção, o post reporta a minha opinião pessoal, não a conotem com nada mais. Reflecte a experiência que tive e o modo de discussão de ideias que considero correcto. Naturalmente aceito todas as vossas opiniões, mas reafirmo que apenas podem fazer a leitura da minha opinião pessoal.

Mas também posso acrescentar que a Candidatura em que trabalhei, prime por ouvir e aceitar muitas ideias da população em geral. Quem nos manifestou opiniões contra foi tido em conta com toda a atenção e correcção, apenas lamento as opiniões "DO contra", as que limitam-se a criticar gratuitamente, a denegrir e a enxovalhar pessoalmente.

É a minha opinião, reparem que "contra" é bem diferente de "DO contra"... E por favor identifiquem-se.

Anónimo disse...

Do dicionário português:
"Ser-do-Contra" - nome/adj. Desporto nacional português praticado por todas as idades que consiste em denegrir a imagem do(s) adversário(s). À medida que a idade dos praticantes aumenta, também aumenta o uso que fazem de adjectivos não presentes em qualquer dicionário para tentar vencer o adversário. Toda a população joga ou já jogou alguma vez na vida. Há federados e amadores embora muitas vezes não se perceba a diferença. A subida no ranking é tanto maior quanto menor a veracidade das afirmações.

Quanto ao teu post, isso é verdade de parte a parte, falando como um todo, não específicamente de partido A ou B. Isso depende da cultura e educação das pessoas e não de partidos. Há bons e maus em todo o lado. Infelizmente os bons dão nas vistas poucas vezes. Se calhar é um problema geral em que se exacerba o negativo e se vulgariza o positivo, enfim...não há pachorra. É seguir em frente e esperar por dias melhores.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
ADCandebol disse...

Removi o post anterior. Por favor não usem linguagem abusiva, principalmente diferindo ataques pessoais. Este blog pretende promover a discussão de ideias. Aceito críticas, não ataques pessoais e comentários atentatórios para a dignidade pessoal. Respeitemo-nos!

Anónimo disse...

Quero fazer uma pergunta... Isto não é página dos comentários? Então porque remove-los? Cada um tem o direito da palavra ou estamos ou estás a ficar como os... Aqueles em que te.... ou seja não aceitas as discussões ou as propostas que te são apresentadas!!!? O Nuno já não estou a te conhecer!!! Estás cada vez mais diferente... Já trocaste o vermelho pelo laranja?

ADCandebol disse...

Bom, justifiquei o porquê da censura e assumo-o sem pejo. Linguagem abusiva, ataques pessoais e outros comentários similares são apagados. Querem um blog de ataques pessoais procurem noutro lado.

Anónimo disse...

meu caro amigo!até escrevo agora com letras pequenas porque o amigo como já vi,não aceita comentários abusivos!ABUSIVOS foi o que você disse!Já vi que o amigo não gosta de criticas!oK! então digo-lhe que voces são BESTiais,não és secretário mas jardineiro a meio tempo,não existem 2 chefes de gabinete,aliás estão lá á borla!amigo nuno!as verdades são para se dizerem!se não as queres aqui acaba de vez com isto,porque assim é uma autentica farsa! ou pensas que as pessoas não se apercebem?Ou então o salazarismo já aqui chegou?onde está a liberdade de imprensa?é esta a tua?é assim que queres criar condiçoes politicas para um ciclo de reformas?ou tens medo de perder o empreguito?Alguem dizia,há dias,que o avanço do conhecimento cientifico e tecnologico,se é verdade que permitiu controlar e debelar uma boa imensidão de maleitas que afligiram os seres humanos,não troxe,de facto,mudanças substanciais no comportamento dos mesmos.Tenho pena amigo nuno que tenhas enveredado por este caminho.Mas podes crer que antes de apagares estas notas alguem as vai ler antes de ti!

ADCandebol disse...

bom, fica este para exemplificar o que apago. Não tenho razão de o fazer?

Eu assumo as minhas posições e não será com um anónimo que as irei discutir.

Critico quando tenho de criticar, com a grande diferença de o saber fazer sem ataques pessoais.

Não respondo a comentários destes, é perder tempo. O artigo alertava para estas coisas...

Já agora, gostava de ler uma crítica substancial. "Chamar nomes" e dizer que é "demasiada gente" ou até menosprezar a capacidade de trabalho dos mesmo é muito simples de fazer. Gostava de saber porquê, que factos consubstanciam essas frases...

Ah, não me canso de assinar, Nuno Abreu, até porque gosto de reiterar o que penso, personalizando.

Anónimo disse...

Há granda nuno,agora já te vejo a pensar como os gajos do pê sê dê,pera!!!!!!!!!!!!tem calma!!!!!não apagues este também!eu identifico-me jà(Fernando Rodrigues),o anonimo que escreveu o comentário atrás,se queres que te diga,até tem alguma razão,aliás conheces bem o meu pensar!Agora que a câmara de santa cruz,é uma santa casa da mesericórdia ó meu grande amigo,para alguns é uma autentica lotaria todos os meses!No teu caso mereces!sinceramente!Mas nuno,como já to disse pessoalmente,não apagues nenhum texto,seja de que maneira fôr,acho que cada um depois fará o seu própio juizo,e até pode ser que aqui se torne um blogue de discussões com algum interesse!põe um bocado da tua alma ainda avermelhada a funcionar antes que amareleça de todo!EHEHEH!esta foi boa não Nuno?Este texto vai como anónimo mas já me identifiquei.Até á proxima!

Anónimo disse...

Por a alma avermelhada a funcionar!!!? Já não sei se ele é do Benfica!!! (eu não me identifico) Vou continuar o anonimo da zona.... Porque ser queimado... queimado eu já estou!! Temos de arranjar-te uma equipa alaranjada, mas diferente daquela que estás agora!!! O Nuno de uns meses para cá que já não pensa... Tem de fazer o que os outros mandam... senão está queimado

Anónimo disse...

Vocês são todos uns paranóicos! Deviam ir para os "lavadoiros" do Rochão dar à língua...
Só uma comentário para o Nuno e para o seu blog (ao qual venho muitas vezes): infelizmente, nesta terrinha só fala quem nada sabe, só esperneia quem nada faz, e só gosta de denegrir quem nada tem.
Mantém-te atento, perspicaz e isento como sempre foste e como sempre te conheci. E lembra-te de uma coisa: Se falam de ti é porque têm inveja, ou porque gostam de ti. Quanto ao resto a Providência encarregar-se-à de julgar na altura própria.
Um grande abraço e sempre PELA CAMACHA!
P.s. (de post scritum) - Não ponho o meu nome para quando passar na rua, nenhum dos "senhores-que-acima-desbafam-a-sua-menoridade" não me virem chatear com teses politiqueiras e com teoremas sociais avermelhados para os quais já não há pachorra!

Anónimo disse...

Nuno, antes de mais devo te dizer que percebo perfeitamente o que queres transmitir com o "ser DO CONTRA". Agora, se fosse eu escrever se calhar referia-me ao "ser A FAVOR DE..". No fundo é disso que se trata! Ser a favor! Ser a favor de uma ideologia, de um projecto ou até mesmo e simplesmente de outra coisa qualquer quer seja da Evolução, da Camacha, do Socialismo, da Social Democracia, do Materialismo, do Capitalismo, do Comunismo, do Ambiente, do Benfica, do sr Padre, do que quer que seja... Uma questão de atitude e de pensamento positivo! Todos somos diferentes, se não o fossemos seria uma seca. Agora, o "ser A FAVOR..." não implica desrespeitar a opinião dos outros, mesmo que se seja "do CONTRA" senão seriamos fundamentalistas e desses anda o mundo farto. E sabes que mais? politiquices à parte acho que fazes bem em seres a favor de um projecto, independentemente da cor, porque aqueles que falam e não se identificam, os cobardes anónimos, afinal são mesmo só "do contra", os comichosos que apenas invejam a casa alheia e nem projecto ou ideia estruturada têm e muito menos coragem para sequer levantar o dedo, identificando-se, e dizer eu SOU DO CONTRA porque SOU A FAVOR de outra coisa completamente diferente. Crescemos juntos e tanto eu como tu sabemos que ainda temos muito que aprender, claro que sim! Não te vou dizer que sou de partido A, B ou C porque sou mais de projectos e de atitudes, mas fico contente por essa visão que tentaste partilhar neste espaço... Aquele abraço!

P.S. Quanto aos comichosos anónimos cheiram a pseudo-aspirante a politico ressabiado sem ideias e sem projecto sequer...