sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Que perfil para o novo Padre ?

O falecimento do Pe João Ferreira precipitou um processo que seria, em todo o caso, realizado ainda este ano: A escolha de um novo Padre para as Paróquias da Camacha e Rochão.

Muito se disse sobre as virtudes e defeitos da "vigência" do Pe Ferreira, eu próprio assumi discordância com vários aspectos e sentia-se a ideia comum de que a Paróquia precisava de maior dinamismo. Mas o importante agora será a escolha do próximo...

Um terra de cultura, tradição e festas como a Camacha, exige muito dinamismo de qualquer das entidades que assumem um papel activo no seu destino. Juntando a isto o facto de ser uma Vila com forte tradição católica, a Igreja assume, portanto, um papel de destaque.

Que papel é esse? Formação católica apenas? Organização de Festas Religiosas? Algumas acções de solidariedade esporádicas e pré-datadas? Considero que, já há muito que assim não deveria ser, limitado a estes ou outros vectores. Antes, deve a Igreja assumir um papel de intervenção contínua, persistente e sempre positiva, pondo em prática tudo o que apregoa de forma vincada.

Ora, para que isto assim seja, o líder deve ser alguém com grande dinamismo, personalidade forte mas comunicativo e democrático, com mentalidade moderna (novos tempos exigem novos meios de comunicação e novas acções) e capaz de romper com o passado, nos aspectos que o exigem.

Não sendo um conhecedor próximo, devo realçar que várias vezes se ouve e lê sobre factores pouco claros e muitas suspeitas se levantam, sem que se concretizem, grande parte das vezes. Há que cortar com este passado de suspeitas, de poderes instalados, de críticas sem acção.

É tempo de fazer das nossas paróquias, templos de comunhão de fé, sempre, mas centros de acção em prol de toda a comunidade, de criação de pensamento livre e positivo, de formação pessoal, de partilha e tanto mais...

Por mim, espero um Padre com espírito jovem, dinâmica e vontade de aplicar um novo projecto, sem ligações pré-estabelecidas ao passado recente. Está na hora de uma verdadeira mudança!

39 comentários:

Anónimo disse...

Estou de acordo com esta atitude cordial e serena.
Vamos estar atentos e cívicamente exigentes.
Haja vontade para continuar a superar a frustração continuada dos ideais mais nobres.

Pedro disse...

O que nós idealizamos são progectos de vivicitude, de dinamismo, por acharmos que é o melhor, ou o que melhor se adequa ao que se vê.
Temos que ter a consciência, que não é só isso que conta, mas também ser um padre que seja desciplinado e livre, que não se prenda somente ao que está feito.
Por outro lado temos que, fazendo jus ao que disse o senhor Bispo no funeral do Pe. Ferreira, ter a certeza que na vida da igreja os progectos dos homens podem ser os melhores mas nada serão sem a ajuda de Deus!!!
Esperemos atentamente pelo padre que vier e se pudermos ajudemo-lo a contruir coisas bonitas.
Que haja uma grande participaçam de todos nos proximos tempos na vida da igreja das comunidades de fé da Camacha e Rochão.
Abraço a todos!

Anónimo disse...

Realmente toda a igreja, não só a da Camacha, precisa de dinamismo e mudança, mas como mesmo o Padre João Ferreira me disse uma vez, vai a uma missa e vê quais as pessoas que lá vão, e na verdade a grande maioria são de idade já algumas até bem avançadas, é claro que certas coisas muito evoluídas para essas pessoas podem não ser bem vistas, ele também queria mudança e inovação, como me confidenciou, mas é preciso ver para que plateia, nem todos iriam entender....Nós jovens temos sede de mais, mas também temos de respeitar os antigos, os que lutaram pelo seu lugar nessa igreja, e com certeza está em nós operar, ou pelo menos começar essa mudança, porque quando formos de mais idade, também vamos querer o respeito dos mais novos e se calhar os seus projectos também não serão bem vistos aos nossos olhos. A Igreja é para todos e é preciso equilibrar os pratos dessa balança, e foi nestas condições que o Padre João Ferreira trabalhou. A sua personalidade forte e carácter extremamente vincado, não agradou a todos, também era impossível, mas de certo marcou a vida de muitos camacheiros...o que vier a seguir será outra pessoa á qual teremos de nos adaptar e quem sabe se vem de encontro com o que esta comunidade precisa, queira a Deus que sim. Um bem haja aquele que trabalhou como pode e bem soube, pelos camacheiros!!!

Anónimo disse...

penso que josé do flor se enquadra bem para essa vaga.... :)

Anónimo disse...

ola! sou natural da camacha , e devo dizer que ,já há muitos anos não frequentava a igreja da camacha , justamente devido ao padre que tinhamos e não só eu tenho esta openião , alguns têm é medo, ou vergonha de o dizer , na minha openião foi o causador de afastar muitos catolicos da igreja , poderia não ser inteçionalmente , mas o certo é que o fêz , não lhe desejo mal nenhum , e espero cinçeramente que a sua alma descanse em paz .
na minha openião a camacha deverá ter um padre com espirito jovem ,personalidade forte, novas ideias, para que assim as pessoas se sintam capazes de voltar novamente a frequentar a nossa igreja, e prinçipalmente cativar os mais jovens, porque se assim não fôr , tudo acabará em pouco tempo e isso seria muito triste para a nossa camacha.

Anónimo disse...

As pessoas que vão à missa, vão em busca de um sentido para a sua fé. Há muita gente nova a frequentar a missa, simplesmente não a do Pe.Ferreira. Cada um tem a sua capacidade de comunicar, mas ele não chegava aos mais novos.

Pior é ler um jovem a proclamar a estagnação e com tanta falta de ambição. Tradição não é passado, é presente e futuro, revivendo ensinamentos mas adpatando-se à evolução dos tempos.

Respeito não é subserviência! Ser jovem não é ser menos, e os mais velhos devem respeitar o nosso trabalho e as nossas ideias. Ninguém tem o direito de fazer das Paróquias da Camacha algo tão inatractivo!

Ler um jovem, presumo que ligado à Paróquia a falar assim, faz temer que o Padre seja o menor dos nossos problemas...

Anónimo disse...

Boas...
Ouvi dizer que seria um Padre do Porto Santo, se for um Padre que consiga revitalizar a nossa Vila era muito importante.
Fazer com que as pessoas fossem de novo á Missa com alegria...
Trazer de volta as tradições, os nossos arraiais que levavam muitas pessoas á Camacha!
Bem neste campo só podemos esperar para ver...

Anónimo disse...

Muito sinceramente, preferia que viesse um monge budista, invés de um padre católico! Mas como não sou eu a decidir...!

Dinarte Gois disse...

Muito se pode conjecturar mas o certo é que não será um Sacerdote que agrade a todos, porque isso é impossível!
Agora é preciso cuidado. Uma Paróquia não vive de Festas exteriores porque a maior Festa que há é dentro da Igreja e que os fieis depois a transmitem na rua. Não é com arraiais típicos da Madeira que se faz uma Paróquia viva.
Também não se pode cair no erro de tornar a Paróquia como uma instituição pública e que funciona em torno de pessoas que pretendem protagonismo em vez de serem portadoras da Boa Nova de Jesus Cristo e seguidoras do Evangelho, nunca descurando o papel social que a Igreja tem.
Os que mais criticam são os que nunca vão às actividades da Paróquia. Essa é a verdade!
E ainda há alguns que sabem tanto mas na realidade não sabem nada. Há uns que dizem tanta coisa sobre a Paróquia e afinal nunca lá põe os pés.
Resta-nos esperar para as nomeações, que serão para muito breve, e pedir ao Espírito Santo vivificador que nos dê um Bom Pastor.

Anónimo disse...

A escolha de um novo padre cabe somente ao Sr. Bispo, de qualquer forma se a opinião dos paroquianos fosse importante, acharia que o novo padre poderia ser muito mais dinâmico, visto a igreja "Sr.Padre" ter afastado muitos jovens pelos seus comentários e atitudes. mas também cabe ao povo principalmente aqueles que estão directamete ligados à igreja deixarem a parte do comsumismo" euros" e bens materias de parte e fazer um pouco pela fé. hoje tudo se faz em troca de outra coisa que diga a própria banda Paroquial que foi fundada pela igreja e os seus pagamentos nas festas prevalecem sempre!!!!
o grupo de acolitos que existe para expulsar as os jovens que nem sempre podem estar presentes!!!
acabamos por fazer as mesmas injustiças????
deixemos de ser egoistas e trabalhemos por uma única causa a Fé.

Anónimo disse...

Bom pelos vistos teremos de ser praticantes para poder dar opinião, mas como eu existem muitas pessoas não praticantes que se cansaram simplesmente de participar em algo que não se revêem. Eu assumo-me como não praticante e tenho os meus motivos que não são para aqui chamados. É impressionante que o Padre João Ferreira tenha ido até ao fim (celebrou missa quase sem o poder fazer). Que tipo de comando existe na Igreja para rectificar os males o que estão à vista de todos, há quanto tempo a paróquia da Camacha precisava de um novo pároco ? há quanto tempo o Padre João Ferreira não tinha condições para continuar no activo ?. Será que os que pensam que deveria ter havido mudança há muitos anos atrás é que estão errados e o Bispo é que esteve sempre certo ?. Na verdade a Igreja de hoje não pode ter o mesmo discurso, as mesmas atitudes de outrora. O mundo mudou, avançou, existe de tudo um pouco por todo o lado, há muito por onde escolher nesta sociedade de consumo, não é por acaso que a maioria dos jovens, após cumprirem (ou serem obrigados a cumprir) o Crisma, não põem mais os pés na Igreja. Os comportamentos e as atitudes praticadas durante anos, levaram à revolta e ao afastamento de muitos, que mesmo tendo alguma fé, não estavam para serem às vezes enxovalhados em plena assembleia de Deus. Tal como nós todos o Sr Padre também tem direito aos seus dias maus, mas houve inércia a mais da Diocese que deveria ter agido à muito tempo. O menos culpado disto tudo é o próprio Padre João Ferreira que merece todo o meu respeito, mesmo que não tenha concordado com muitas atitudes que tomou. Esperemos que quem vier a seguir saiba acima de tudo cativar, porque a vida é já demasiado complicada e a Igreja deverá ser sempre um local para encontrar paz e serenidade para o espírito e nunca para sair de lá mais revoltado.

Anónimo disse...

Caros conterraneos, O problema do Padre Joao Ferreira, foi ter vindo para uma terra por onde passou um Padre que também foi abençoado e condenado e que foi o Padre Martinho Este, mexeu com a fhamou os jovens aguentos os "velhos" e fez de uma pacata freguesia a capital da cultura da Madeira pois os que hoje temos 50 e mais, somos os Pais da Juventude desta terra e julgo não estar errado se disser que há 34 anos a Camacha era uma terra onde a Igreja enchia aos Domingos, e nas célebres missas dos Jovens à 2ª Feira. O Padre Martinho agregou novos e velhos à sua volta e colaborou nas actividades desportivas(hoquei sapatilhas) culturais (récitas) lúdicas nomeadamente os cortejos alegóricos e cortejos de carnaval.
è verdade que a disponibilidade das pessoas era maior pois a maior parte dos Camacheiros trabalhavam na Obra de Vimes onde quase não havia horario de trabalho.Os tempos são outros, por isso o novo Padre, tem que ser em primeiro lugar pastor que saiba cativar as sua ovelhas e tentar arranjar parcerias e colaboradores com espirito de MISSÃO que ajudem as forças vivas da Camacha a recuperar o tempo perdido. Minha honesta conclusão, se algum Camacheiro for para o inferno, não será nunca por culpa do padre Martinho, Conego Franco, padre Joao Ferreira ou pelo que aí vem... Será sempre por força dos Seus Actos.
Venha lá um Padre que consiga encher a Igreja de Fieis e a ajudar a colocar a CAMACHA novamente no MAPA!!! com a ajuda das forças vivas da Terra, Junta Freguesia, confrarias, Casa do Povo,comerciantes,(para quando uma associação dos comerciantes da Camacha?) Clubes Desportivos e etc.
Que a Casa do Povo no Proximo ano faça a justa e merecida homenagem ao Padre Martinho.

Anónimo disse...

Não é só na Igreja da Camacha que precisa de mudança mas também na sociedade pois está cada vez mais minada com as ideias do passado.Quremos pessoas de mente aberta que levem os destinos da Camacha mais além, que saibam fazer com que a nossa terra venha a ser o que era à 20 anos atrás, repleta de gente não só de cá, mas de outras bandas, dar uma nova dinâmica às valencias que cá existem, criando novos atractivos que tragam não só os estrangeiros ao café relogio ao domingo mas também os verdadeiros turistas da terra, pois é com esses que o commércio deveria contar.
Isto é tudo muito bonito, ter a Camacha como capital da cultura e depois ver que ninguém cá vem, ora tenham paciencia senhores do poder!!Isto parece um barco sem arraz!
Andar à procura de um padre que tenha o perfil cas meçês querem na vai ser facil de achar.....!Pelo menos seja como o novo Bispo, sem cores políticas, e é assim que deve ser.
Um abraço do fundo do coração para todos quanto anceiam pela mudança.

ADCandebol disse...

Esse comentário de "senhores do poder" não se enquadra aqui... O meu post visa discutir ideias e o que realmente ansiamos como camacheiros, apesar de não gostar de comentários anónimos.
Mas posso adiantar que os "senhores do poder" são os únicos que têm feito algo. Diga-se que não chega, que é preciso mais, tudo bem, agora esse comentário foi manifestamente repleto de má fé...

Anónimo disse...

Acho que devias te candidatar ao lugar com tanto k sabes!

Anónimo disse...

Calma nuno, tu também já pareces os tais do poder, será tão difícil aceitar a opinião desse anónimo ? Já reparaste quantos anónimos dão opinião aqui ? é apenas uma opinião e não acredito que só esperes opiniões concordantes com a tua pois não ?. Tu próprio dizes que foram os únicos a fazerem algo. Será que foram ?, diz-me lá porque ou estou cego ou não há nada para ver.
Eu também sou anónimo, mas educadamente consigo dar opinião e aceitar as dos outros, incluindo a tua. Só sou anónimo por razões óbvias e que tu sabes muito bem quais são; INTOLERÂNCIA aos que se recusam a dizer que sim, só para agradar aos tais...
Sem críticos o mundo não avança e o anonimato é uma das pequenas armas que o indivíduo ainda tem.
Ah, sobre o novo padre, sou um dos anónimos que já escreveu sobre isso. Abraço e paz para todos

Anónimo disse...

É interessante constatar o espaço de discussão aberto com a morte do Padre João Ferreira.
A sociedade não é indiferente à Igreja Católica, em última análise, à ideia de Deus, que coexiste com o distanciamento tranquilo e assumido de muitos de nós.
Não nos envergonhemos daquilo que somos e já não sabemos mudar.
Não se digam as palavras que minam irremediavelmente estes espaços de comunicação. São fáceis e gratuitas, mas prejudicam antes de mais a razão dos nossos comentários.

Anónimo disse...

As preces foram ouvidas, já temos padre, bem novo por sina, 32 anos, agora não te esqueças de não faltar á missa!!!

TONY CASI disse...

Faz sentido :) nós precisamos de um padre como manda a sapatilha e o resto é conversa.

ADCandebol disse...

Bem a tempo de organizar as celebrações de Natal.
Será um novo ciclo que se espera positivo para a Camacha, independentemente das crenças e praticas religiosas de cada um.

Fecho vincando a tolerância que este blog regista, não apago comentários anónimos. É o que defendo, tolerância e não anonimato. Defendo o que defendo, comento livremente e assumo os meus próprios erros.
Dinâmica na Camacha: Futsal na achada, ART'Camacha, Serões da Camacha, festivais de folclore, festividades variadas de Natal, Jogos da Quaresma, carrinhos de s'arrastar e tanto, tanto mais, como exposições e palestras...

Anónimo disse...

Será desta que vai mudar o staff

Anónimo disse...

Como já é do conhecimento público,já temos o novo pároco na Camacha!Aproveitem agora que vão fazer mudanças e ponham na reforma aquelas ratazanas de sacrestia ,que só estão lá porque conserteza estão a meter algum no bolso!
Como é o caso do Jósé do Flor,o Papa óstias,o João Luis(canbado),a Papinha e também ,embora mais novo mas que é muito arrogante e está lá não com vontade de ajudar,mas sim pelos beneficios que dai consegue usufruir que é o sr (Dinarte Gois)e aí sim!concerteza iremos ter uma igreja renovada.

Anónimo disse...

Alto lá!- Que é isto?

A minha prima Filomena e os meus amigos e camacheiros Zé do Flor e o João Luís, não merecem estas bocas por mais anónimas que sejam. Não conheço o Dinarte Góis.

Vomitem com olímpica indiferença estas patacoadas.

Pelos vistos este blog está empestado por ratazanas pestilentas.

Polemizar vale a pena, mas para tudo há algum bom senso.

Anónimo disse...

Tenho uma sugestão radical: e que tal um padre disposto a cumprir com a sua principal função que é a função sacerdotal de oferecer o perpétuo sacrifício do Altar, dispensar os sacramentos e cuidar do rebanho para que possam aspirar à vida eterna?

Precisamos de sacerdotes preocupados em salvar as almas e ensinar a doutrina católica, não padres hereges e de tendências marxistas!

Cristo vive, Cristo reina, Cristo impera!

- João Luís

Anónimo disse...

certo, mas convém atrair as almas! É preciso tomar consciência do mundo que nos rodeia, das milhentas ofertas e actividades, da alegria e divertimento que obtemos em tanto...

Porque tem a Igreja de ser triste? Porquê tanto sacrifício? Fé não pode ser alegria? assim é complicado...

Um padre envolvido na vida da Vila, participando do seu dinamismo é herege e marxista? Não seja purista, só falta dizer que somos OBRIGADOS a praticar o Catolicismo...

Anónimo disse...

Bom agora que já temos sucessor há que melhorar, certamente as eucaristias serão diferentes, se calhar mais alegres, o Padre João Ferreira foi uma pessoa muito sofrida, se calhar com muitos problemas pessoais que a paróquia desconhecia e como já aqui foi dito as Instâncias Religiosas não agiram em tempo útil àquilo que estava à vista de todos. Oxalá a Camacha consiga recuperar muito daquilo que se perdeu, mas o que mais gostaria de ver era a recuperação da nossa Igreja Matriz, que diz muito aos Camacheiros e que está votada ao abandono. Estou curioso por ver a importância que o novo pároco vai dar a um monumento com muita beleza e que terá de ser aproveitado de outra forma. As portas estão constantemente fechadas e há que valorizar aquele espaço. Era óptimo ter a nossa querida igreja aberta todos os dias.

Anónimo disse...

Pois, já temos Padre!
Agora, uma andorinha só não faz a Primavera.
Venha e que seja feliz na Camacha.
Que ajude também os camacheiros a serem mais felizes.
Tenho um sonho, que é o de ver a Camacha a organizar eventos que tragam Gente a esta maravilhosa terra sem se preocupar com os vizinhos.
Os eventos, têm de preencher dias inteiros para que as pessoas estejam mais tempo nesta Terra:
Por exemplo os carros de se arrastar, poderiam ter mais que uma prova no mesmo dia: faziam uma prova de equipa em volta da achada e mais tarde uma descida: pelo meio, Um leilão de um destes carros e assim se prendiam as pessoas por ali.
Vá lá experimentem antes que outros o façam.
digo isto, porque quando descem os carros, ha um mar de gente, acabam as corridas e .... desaparece tudo.
Uma saudação a todos os que aqui debitam as suas opinioes: é fácil, não é barato, mas ajuda a Camacha:
Aos Senhores que têm o poder, por favor, não deixem caír a Igreja Matriz!! se é Matriz, merece respeito!!!recuperem-na para não acontecer como a tal Capela que dizem ter existido nos Salgados....
Saudações , Agostinho Mário Teixeira

Anónimo disse...

Resposta do João Luis "canbado" ao anónimo.

Em 1lugar queria lhe dizer que o meu nome é Joao Luis Martins e não João Luis "canbado".Por,mais incrivel que pareça você nem nome tem porque tem medo de dar a cara.Meu amigo cresça e apareça,dê a cara como deve ser!Deixe as pessoas em paz,não faça juizos temerários seja a quem for,seja a minha pessoa ou a outra qualquer.Não é você nem ninguém que me vai deitar a baixo com conversas de "cháchá".Você não tem o direito de criticar seja quem for.Não julgueis e não sereis julgados.Não estou na igreja para agradar a toda a gente mas,para servir essa mesma igreja como cristão que sou nos vários ministérios que ela engloba e que compete aos leigos desempenhar essa missão na igreja.A igreja precisa de profetas da alegria e não profetas da desgraça como você.Vou continuar a trabalhar com o novo sacerdote seja ele qual for como fiz com o Sr Padre Manuel,Sr Padre Martinho,Conego Franco e com Sr Padre João Ferreira.Com mais vontade com o novo sacerdote!!Portanto meu querido amigo anónimo mais uma x cresça e apareça,dê a cara,sem mais comentários....

João Luis Martins

Anónimo disse...

Caros camacheiros, realmente covardes anónimos... bem triste... que pena. Lá diz o Nuno que, por ele, esses comentários sarcásticos e loucos anónimos, deveriam ser banidos. Nem deveria dar guarida tamanho impropério. Que venha o nosso bendito PÁROCO. Sejamos humildes e trabalhemos com ele para que a nossa CAMACHA seja cada vez melhor. Arre ..... realmente ter de aturar anónimas asneiras grossas... preciso muita pachorra.
Luis Rodrigues

Anónimo disse...

Quanto à banda, o anónimo não perde pela resposta. Neste mpmento a "pachorra" é pouca ...........

Pedro disse...

Nuno, admin deste blog, sugiro, que já com a nomeação feita se acabe com esta discução e se crie um novo topico sobre o novo pároco!
Um abraço em Cristo!

Anónimo disse...

Marxista?! Que comparação mais patética! Assim de repente lembrei-me da feliz frase de Karl Marx: "A religião é o ópio do povo". Os comentários aqui presentes parecem-me cada vez mais distantes de uma troca de ideias saudável, e cada vez mais se assemelham a um histerismo colectivo! Friedrich Nietzsche escreveu o seguinte: "A fé é querer ignorar tudo aquilo que é verdade"... seria interessante se estivessem dispostos a lerem - se ainda não o fizeram - o livro, "O Anticristo", deste filósofo. Recomendo vivamente.

Anónimo disse...

Com tanta falta de vocações, vejo que aqui se encontram vários candidatos a padres, monges, sacerdotes, profetas, fariseus, judeus etc e tal, é pena que o verdadeiro Jesus aquele que realmente era limpo, não atirava a 1ª pedra, que perdoava defeitos, que tinha uma paciência infinita para com os seus discípulos e seguidores, que deixou por última mensagem: - "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei.", não tenha entrado no coração de cada um e feito com que não fossemos todos bons julgadores, apregoadores da boa moral e bons e antigos costumes, e nos tornássemos tolerantes, equilibrados, responsáveis e respeitadores dos demais. As suas palavras de pouco serviram. Mas há outros que também um dia poderão ser profetas, da qual retiro a seguinte frase: "não te esqueças que com a mesma severidade que julgas, também serás um dia julgado" - quem é assim tão limpo, de coração e pensamentos, que poderá pisar o altar do Senhor, se a religião e a fé, vos encaminha, essa caminhada ainda vai longo, pois não conhecem nem põem em práticas, as palavras do seu pilar, Jesus Cristo. Cresçam na fé e no amor a vós e ao próximo, e o mundo será melhor.

Maria Santos

Anónimo disse...

hoje arranjei um pouco de pachorra para entreter o anónimo sobre a BANDA. Talvez queria tocar um instrumento com 38 anos que existe na sede da Banda. Talvez fizesse bem ocupar o seu precioso tempo, que usa para a maldicência, em fazer algo para que a nossa Camacha ande para a frente. O resto.... só diálogo e discussão pessoal... sem a capa da cobardia e do anonimato.

Anónimo disse...

Maria de Nóbrega
Estou realmente surpreendida com certos comentários para denegrir as pessoas que ainda têm espiríto de voluntariado nossa paróquia. Será q essas pessoas já preparam um ofertório? será q deram catequese? Já agora como vem um PADRE NOVO FAÇAM VOLUNTARIADO!!!!!!
POr acaso já foram a buscar por casa os velhinhos e doentes para o
convívio no Domingo de Ramos ou noutro dia por exemplo no dia da festa do SSS para verem o tapete de flores?????Por acaso já foram dar um copo de leite ou fazer companhia a alguém q está impossibilitado de sair de casa???????????????????????
e outas coisas mais .....festa do Esp.Santo. Vou dar uma segestão vem aí a Festa da MAÇÃ é nacessário muita gente p trabalhar Venham Há trabalho para todos.
Quem tem vontade de fazer alguma coisa pois que faça independemente de ser o padre A ou B!!!!! E deixem em paz quem dá o
seu melhor e o q sabe !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Quanto á Banda tem a noção do trabalho q é preciso fazer p por um músico a tocar? Vá um dia visitar a sede e os ensios e dp digam algo.
Dizer mal não custa, agora fazer...
e deixem o Pdre Joao descansar em PAZ!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Caríssimos,

Domingo, dia 05 de Outubro, às 11h é a Tomada de Posse do Pe. Duarte Gomes Presidida pelo Bispo do Funchal, D. António Carrilho.
Todos são convidados mas não esquecer que o Domingo do Senhor são TODOS os Domingos.
Já que tanto se critica que se faça alguma coisa pois a Paróquia é feita pelos Paroquianos!

Anónimo disse...

DInarte segue em frente !!!!!!!!!!!!!Adimiro o teu trabalho e de todos os teus cclegas !

Anónimo disse...

Hoje foi um dia muito especialpara mim.Fui á tomada de posse do NOSSO SR. DUARTE na missa das 11horas. A Igreja estava cheia, mas ainda poderia estar. Os que faltaram (Alguns ficarm pelas esquinas a vender banha de cobra)
CAMACHEIROS Nós somos conhecidos como capital da Cultura !!!!!!!!!!!!! entao vamos dar as mãos e trabalhar o povo da Camacha sempre foi lutador não é agora por meia dúzia de anónimos q vamos deixar os nossos valores cristãos!!!!!!! ESTÃO MUITO ENGANADOS!!!!!!!SÓ QUUERO Q DEUS DÊ MUITA FORÇA A ESTE PADRE !!!!
SENHOR PERDOA-LHES PQ NÃO SABEM O DIZEM

SÓ A ÁRVORE QUE DÁ FRUTOS É Q é APEDREJADA AS OUTRAS NINGUÉM DÁ POR ELAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

na minha opinião penso que todos temos o direito de nos expressar mas ao ponto de ofender e neste caso sem certesa nenhuma acho que é inadmissivel.............
antes de escreverem aqui alguma coisa procurem ter provas e aí eu sou da opinião que deve ser denunciado, caso contrario é melhor não descarregar a vossa arrogancia aqui num blog em que envolve toda a camacha, penso que podem estar a encriminar alguem que simplesmente está a fazer um trabalho que nem eu nem a maioria das pessoas é capaz de fazer, por isso deixem quem esta a fazer algo pela camacha e procurem ajudar a que as coisas sejam melhores..........
talvez se fizerem alguma coisa irão entender que é preciso muita boa vontade para fazer o que uma minoria de pessoas é capaz de fazer