terça-feira, 21 de outubro de 2008

Estacionamentos pagos

Na semana passada tomou-se conhecimento da decisão de criar 17 estacionamentos pagos no largo da achada, mais precisamente em frente ao Centro de Saúde e Capela.

Claro que muitas reacções se têm feito sentir... A favor e contra, com argumentos ou não... enfim, tudo o que se espera aquando de uma decisão destas.

Vejamos, ao longo dos anos sempre se sentiram grandes dificuldades de estacionamento na achada, principalmente durante o período da manhã. Estacionar em frente ao Centro de Saúde é uma raridade, quer pela afluência de turismo, que pela estacionamento de longa duração de quem trabalha fora da Camacha e utiliza transportes públicos.

Esta é uma realidade, estacionar no Lago da Achada durante o dia é muito difícil, várias vezes absolutamente impossível em cumprimento do código de estrada.

A solução de estacionamento pago...
Concordo em absoluto com a solução da Câmara Municipal (claro!, dirão vocês), mas concordo porque torna possível estacionar naquela zona, uma vez que a rotatividade será real, o que é facilmente entendido.

Concordo porque liberta a zona do Centro de Saúde e da Escola, onde realmente a necessidade de estacionamento de curta duração tem maior aplicação.

Concordo porque apenas entra em funcionamento depois de estarem disponíveis espaços de estacionamento gratuito alternativos, junto ao Largo da Achada, um deles junto à paragem de Autocarros, portanto ainda mais perto para quem deixa o carro na Achada e apanha o transporte público.

Concordo porque de 17 lugares públicos passaremos a ter 17 lugares pagos, a preços muito baixos e bem mais de duas dezenas de lugares públicos gratuitos, bem no centro da Vila.

Com estas condições não há razão para ser contra, digo eu.

Já agora, no passado dia 15, ficou reafirmado pelo Presidente do Governo que se realizaram as intervenções de remodelação do Largo da Achada, a construção de um Mercado e Auditório, no Centro e também a Piscina.

23 comentários:

Anónimo disse...

Completamente de acordo. Continuam na mesma a existir estacionamentos disponíveis para quem trabalha na zona que são os únicos que poderiam se impor contra esta medida.

Anónimo disse...

ESTACIONAMENTO

1. É necessário promover a rotatividade de estacionamento no Centro da Camacha e a colocação de estacionamento pago a preços módicos é uma solução adequada.
2. A colocação de estacionamento pago só na zona do centro de saúde e da capela levou a que todos os que estacionavam nesta zona passaram a estacionar em frente ao Café Relógio. Logo não existe rotatividade mas sim uma transferência de local de estacionamento, continuando a existir congestionamento no estacionamento.
3. A máquina de pagamento entrou em funcionamento sem que estivessem devidamente preparadas as alternativas de estacionamento (terreno ao lado do Banif, terreno cedido pelo Dr. Celso – e terreno abaixo da Igreja) o que provocou algumas reacções negativas na população.
4. Urge preparar estes locais com as condições mínimas para que as pessoas possam estacionar os seus automóveis por períodos de longa duração.
5. Verificou-se estacionamento abusivo de autocarros de turismo (na quinta e sexta feira em que a máquina de pagamento estava a funcionar) nas linhas azuis “aproveitando” o espaço livre. – Esta situação tem de ser combatida
6. Acho em frente ao Banif e á Segurança Social deveriam ser criados estacionamentos pagos.
7. Pelo que em relação ao estacionamento lanço as seguintes reflexões:
a. A rotatividade de estacionamento deverá (?) ser promovida em todo o Largo da Achada devendo o anúncio ser feito só quando as alternativas de estacionamento estiverem totalmente resolvidas.
b. Deverão (?) ser criadas zonas de tomada e largada de passageiros junto ao Centro de Saúde, Casa do Povo e Café Relógio não permitindo que autocarros de turismo e carrinhas fiquem a ocupar grandes espaços com estacionamento encaminhando-os para estacionamentos alternativos
c. A isenção de pagamento deverá ser o sábado todo o dia (em vez de só de tarde), domingos e feriados
d. As zonas de tomada e largada de passageiros da escola da capela deverá ser só de segunda a sexta feira, a da Casa do Povo permanente, a do centro de Saúde de segunda a sábado de manhã e a do Café Relógio das 9h00 ás 13h00 de segunda a sábado.
e. Deverão estar devidamente sinalizadas as zonas de Parque
f. Construção de passeio a ligar o Centro de Saúde e a Capela ao Miradouro junto ao Café Relógio. Dá segurança ás crianças da escola e aos utentes do centro de saúde

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Ora não posso concordar mais contigo Nuno. Pergunto-me: Será que todos essas vivas almas que tanto dizem mal dos estacionamentos, já precisaram de ir ao Centro de Saúde da nossa bela Camacha num dia demanhã com uma pessoa acamada? Pois eu já! Será melhor ter o espaço gratuito e não ter onde deixar o carro em caso de urgência ou dar uns meros 0,25€ por hora? Suponho que nunca pensaram nisso. Entretanto, e refiro o que o Nuno disse: Só passará a ser pago aquele estacionamento quando a Nossa Vila tiver espaços GRATUITOS para estacionamento. Agora volto a questionar-me, porquê sempre contrariar tudo o que é feito sem nunca saber realmente do que se passa? Triste povo o nosso.

Anónimo disse...

caro Nuno... concordo com o estacionamento pago ... mas só questiono a hora de o fazer. Imagina que és como eu, camacheiro do povo, sem ligações à política. Ouviste dizer que iriam requalificar o NOSSO Largo da Achada, que irias ter um auditório, uma piscina, etc.. Isto dito e prometido à 3 anos atrás. Não temos nada ainda .... e logo a primeira "OBRA" que se faz é pintar a Achada de azul.... compreende, cria-nos e desenvolve em nós um certo espírito de revolta. Mas a NOSSA CAMACHA tem de ir em frente, "FIEL" OU NÃO FIEL.

ADCandebol disse...

OK, aceito que a demora provoque esse sentimento, mas não podemos fazer uma análise redutora sobre as razões dessa demora.

As dificuldades financeiras são reais e a promoção dessas obras de monta necessita de apoios governamentais. Primeiro foi preciso garantir que se as iam fazer e depois desenvolver os projectos, contactos, análises e etc.

Demasiado moroso? Sim o processo não é rápido, mas está seguro. O desejo era começar as obras na Achada logo em 2006, mas infelizmente estas coisas levam tempo.

Importante é que as temos garantidas e que a Camacha vai ter o que sempre mereceu.

Fidelidade? A credibilidade e não o timing dos projectos que o dite.

Anónimo disse...

amigo Nuno ... os sentimentos mantem-se e até a incredulibidade ... são muitos anos a se prometer coisas que nunca aparecem.. eleições autarquicas em 2009.. estão à vista .. urge levar alguma coisa ao terreno .. coisa palpável ... visível. A Camacha tem andado marcha ré... muitos anos... Por vezes as dificulades.. parece que só chegam aos FIEIS camacheiros. Temos de inverter urgentemente esta tendência. Nós CAMACHEIROS mereçemos e desejamos muito. Depois dou-te um abraço.. sincero. Não daquelas palmadinhas nas costas para lixar o parceiro.

manutyconserta disse...

Boas,
NUNO essa esta muito bem.
Agora falta a piscina :)

Anónimo disse...

Caro Nuno, o meu comentário não chegou, era damasiado vanguardista ou incómodo?
Abraço,
Agostinho Mário Teixeira

Anónimo disse...

fiquei curioso com o comentário do Agostinho Mário.....

Anónimo disse...

Olá Camacheiro, queira Nuno publicar o que escrevi. se calhar, por erro, não saiu a minha identificação em cabechalho, mas assinei o artigo.
por isso espero que o Nuno o publique, ou então justifique aqui a sua não publicação do mesmo.
Sauações para todos os Camacheiros! Em frente. Já agora todos ao campo apoiar a Camacha amanha 26 contra o Cartaxo.
Agostinho Teixeira

ADCandebol disse...

Como tinha dito, comentários anónimos podem ser apagados.

A solução é comentares de novo com a assinatura, que não saiu.

Não apago comentários incómodos ou com os quais não concordo, isso é garantido! Abraço.

Anónimo disse...

Triste terra que se preocupa com uma questão tão pequena, até nas cartas do leitor do DN este assunto tem sido comentado, deve ser uma coisa grandiosa para a Camacha, umas linhas azuis e um parquímetro fazem logo um alarido destes. Como se isto fosse realmente importante para a Camacha. desculpem lá mas isto faz confusão, quer dizer, a achada ia ser requalificada, iam fazer um auditório e nã sei mais quê, na verdade está tudo como antes mais as... linhas azuis, que evolução meu Deus.

ADCandebol disse...

Ia e VAI! Aliás, muito está já adiantado, as obras vão para o terreno em breve.

Anónimo disse...

O que sugiro é que os espaços em frente ao Centro de Saude e Escola Nuno Alvares "Santo Condestável", passem a ter limite de tempo de estacionamento por exemplo 10 minutos.
No que respeita à requalificação do centro da Camacha, o que sugiro é que não gastem o Nosso dinheiro a adquirir mais terrenos mas que aproveitem e escavem a Achada e num piso inferior criem um Pavilhão multi usos que daria para auditório, campo de jogos, feiras, festas e etc. ao lado podeia nascer estacionamentos e não sei se também a piscina. Não esquecer que a Camacha é das freguesias na Madeira onde mais chove e faz frio; era juntar o util ao agardável. Porque não elevar parte dos jardins que ficariam a cobrir toda uma OBRA que seria um verdadeiro ex libris e orgulho da Camacha. Pela dedicação e fidelidade, merecemos! Ou teremos que fazer como os Machiqueiros fizeram? Do lado do Banif ainda tem altura para se fazerem umas janelas. Com as tecnologias e materiais existentes hoje em dia na construção civil, poder-se ia efectuar uma bela obra para hoje e para o futuro. Os terrenos à volta da Achada ficam para os privados investirem e aí sim uma requalificação não só do Largo da Achada mas também de todo o centro da Camacha e que bem merece. Ao Nuno, as minhas desculpas por não ter assinado o meu artigo.
Tudo pelo bem e a favor da NOSSA CAMACHA! É esta a razão pela qual venho aqui deixar as minhas ideias e oxalá que contribuem nem que seja só para discussão.
Saudações a todos.
Agostinho Mário Teixeira

Anónimo disse...

O que sugiro é que os espaços em frente ao Centro de Saude e Escola Nuno Alvares "Santo Condestável", passem a ter limite de tempo de estacionamento por exemplo 10 minutos.
No que respeita à requalificação do centro da Camacha, o que sugiro é que não gastem o Nosso dinheiro a adquirir mais terrenos mas que aproveitem e escavem a Achada e num piso inferior criem um Pavilhão multi usos que daria para auditório, campo de jogos, feiras, festas e etc. ao lado podeia nascer estacionamentos e não sei se também a piscina. Não esquecer que a Camacha é das freguesias na Madeira onde mais chove e faz frio; era juntar o util ao agardável. Porque não elevar parte dos jardins que ficariam a cobrir toda uma OBRA que seria um verdadeiro ex libris e orgulho da Camacha. Pela dedicação e fidelidade, merecemos! Ou teremos que fazer como os Machiqueiros fizeram? Do lado do Banif ainda tem altura para se fazerem umas janelas. Com as tecnologias e materiais existentes hoje em dia na construção civil, poder-se ia efectuar uma bela obra para hoje e para o futuro. Os terrenos à volta da Achada ficam para os privados investirem e aí sim uma requalificação não só do Largo da Achada mas também de todo o centro da Camacha e que bem merece. Ao Nuno, as minhas desculpas por não ter assinado o meu artigo.
Tudo pelo bem e a favor da NOSSA CAMACHA! É esta a razão pela qual venho aqui deixar as minhas ideias e oxalá que contribuem nem que seja só para discussão.
Saudações a todos.
Agostinho Mário Teixeira

ADCandebol disse...

No estacionamento entendo, mas não concordo pela dificulade de controle.

Concordo com a ideia da achada, até porque desde as primeiras reuniões públicas da casa do povo em que se abordou o tema, a questão de aproveitamento dos próprios terrenos da achada tem sido referida por diversas pessoas e com diferentes actuações.

No entanto parece-me complicada financeiramente, embora careça de avaliação cuidada.

Mudança política? Não concordo, obviamente... Não é solução...

Termino dizendo o que já sabes, há sempre espaço para as tuas ideias, quer aqui quer em conversa pessoal, sem qualquer problema. Independentemente do que possa concordar ou não, é com estas trocas de ideias que podemos realmente contribuir.

Anónimo disse...

Eu não falei em mudança politica: disse: será necessário fazer como os machiqueiros?
Eu ouvi o Sr Presidente do Governo dizer que valia a pena fazer aquela obra ( Casa da Musica em Machico) nem que fosse só para chatiar o DN... Dinheiro não deve ser problema para fazer uma Unica obra com um unico projecto para requalificar todo o centro da Camacha! Atenção que o terreno para a Piscina foi comprado, pode ser vendido. Gera receita. Não sei onde irá ser efectuado o auditório mas concerteza vai custar dinheiro.
É em tempo de crise que melhor se come dizem os Médicos: é em tempo de crise que melhor se investe. Quanto ao controlo dos estacionamentos é igual pago ou nao pago para se fiscalizar tem de estar alguem lá....
Abraço.
Agostinho Mário Teixeira

Anónimo disse...

Para que não existem mal entendidos quando digo fazer como os machiqueiros fizeram , nada tem a ver com mudanças politicas mas sim meter algum Camacheiro no Governo que nos ajude a chegar lá. Isto é um sentimento que tenho há muito tempo e que várias vezes tenho dito. Não tenho a mínima dúvida que Machico andou para a frente, muito por "culpa" do Sr Eng Santos Costa, Secretário Regional do Equipamento Social e Obras Públicas. Tirando o Funchal, quem mais obras teve? Machico claro e a kilómetros das outras Cidades Vilas e Aldeias da Madeira. Se estas obras Têm razoes políticas? Não sei porque não sou politico. O que penso, é que tem de haver desenvolvimento e está na hora dele chegar à Camacha. Se ele vier, movido por "cunhas" razões políticas ou porque motivo seja, venham elas que serão bem vindas e o Povo agradece.
Agostinho Teixeira

Anónimo disse...

Caro Nuno, sugiro que abras novo assunto para discussao.
verifica o que esta escrito num site sobre turismo na Madeira, locais a visitar ...isto e comy paste-
Chamam-lhe a vila dos fabricantes de cestos. Bem, isso não é totalmente verdade - é o centro da Indústria de Vime Madeirense. Hoje em dia, fabricam movéis, chapéus, ornamentos, utensílios de cozinha, e claro ... cestos de todos os tamanhos e feitios. Mais de 1000 artigos que fazem as delícias dos turistas!


Camacha é uma pequena vila, a poucos quilómetros do Funchal, dotada de grande beleza, e famosa pela sua Festa da Maçã e pelos seus grupos de folclore.



A vila da Camacha é considerada por muitos a Capital da Cultura Madeirense. De facto, se olhar à sua volta, não terá dificuldade em encontrar pessoas talentosas e muitos eventos culturais, sociais e de entretenimento.
Como podes ler, nem um local de interesse turistico a visitar,por ex o fojo, as levadas, o miradouro dos salgados as quintas.... nada. Um abraço.
Agostinho Mario Teixeira

Anónimo disse...

O sr. Agostinho Teixeira põe o dedo na ferida mas retira-o logo com medo de perdê-lo. Assistimos disto há muito tempo nesta terra, há medo de dizer o que pensamos, não vá o diabo tecê-las. Eu entendo perfeitamente, essa de fazer como Machico, o sr. não precisava retirar porque estava bem dito, embora acredite que isso jamais vai acontecer, os Camacheiros nesse aspecto vão muito atrás dos machiqueiros que têm uma cultura democrática que a Camacha nunca terá, é conformista (pra não lhe chamar nomes piores) e tem pavor de desafiar o poder instalado. Penso que os jovens acham que assim nunca arranjarão trabalho e os idosos acham que perdem a reforma, isto é atraso de vida, mas é o que temos. Quanto à requalificação da Achada não acredito nela, se calhar fazem pra ali umas alteraçõezitas e siga o baile. É bem pensada a ideia do sr. Agostinho mas demasiado evoluída para uma terra que convive bem com a pasmaceira e por isso nunca terá capacidade política de reivendicar uma obra como a que o sr. Agostinho propõe. No fim este artigo que o sr. Agostinho copiou tá com piada, se ainda fosse verdade que se fabricava alguma daquelas coisas na Camacha, temos cultura !!!!!!!! Sr. Nuno por fim queria dizer-lhe que tinha pensado em não comentar mais por aqui por ver que lida mal com algum comentário que não goste, fica-lhe mal não aceitar o que pensam os outros, se pensar um pouco pode até acreditar que algum dos comentários anónimos podem vir de pessoas ligadas ao poder mas sem coragem de se identificarem. também já vi que não suporta os "anónimos" mas fique sabendo que nesta terra "anónimo" tem um significado muito especial, nesta democracia especial, com gente nada especial. Eu que felizmente já vivi fora da Madeira, passei a gostar ainda mais da minha terra, mas também passei a ser capaz de ver as coisas de forma diferente e sem estar preso a estas teias.

ADCandebol disse...

Não concordo com mudança política porque isso não traria nada de melhor. Não acredito nos projectos da oposição e na sua capacidade de realização. Fica por provar essa teoria, até porque não foi a mudança de escolha política que melhorou Machico, nem concordo que seja sinal de cultura democrática. Será mais um caso de aposta pessoal do Secretário regional.

Não reconheço qualquer fundamento na afirmação de que lido mal com alguns comentários. Reajo, por vezes mais enérgicamente, como agora, mas reajo porque esse direito me assiste e não me escondo no anonimato.

Ou acha que um comentário deve sr "engolido a seco" só porque você acha que tem toda a razão do mundo?

Discussão assusta muita gente, a mim não. Não estou sempre certo e até faço parte de equipas que são constantemente julgadas bem e mal e por isso aprendi a reconhecer erros e a melhorar acções.

Quanto aos comentários anónimos, vários leitores deste blog assim o sugeriram...

Anónimo disse...

Ora essa, então ia concordar com alternância, "esse mal da democracia" que na Madeira nunca existiu ? Aposta pessoal do secretário, minha nossa você acha mesmo isso ? você sabe bem quem comanda tudo nesta terra; e não é de certeza aquele secretário cinzento que parece não conseguir dizer batata 2 vezes seguidas, por amor de Deus veja lá isso bem. E lhe digo mais, é por demais os sinais de podridão do poder político para que você se preocupe com a oposição. Aliás até acho que quem faz oposição é o próprio poder, ao axincalhar constantemente os que ainda têm coragem para andar por ali, ou por nunca aceitarem uma proposta da oposição. Arrasam, amedontram e ameaçam quem lhes fizer frente. Graças a Deus não sofro de nenhuma destas doenças, nem sou posição nem poder, sou uma ovelha no rebanho, mas sei olhar à minha volta e ver no que deu os contantes abusos, acusações e palhaçadas praticadas por quem tem tido as rédeas desta terra querida. Basta ver mais outra vergonha acontecida na assembelia, por momentos pensei estar no Brasil, mas não, estava mesmo na Madeira. Olhe sr. Nuno, fique em paz com seus ideais e desculpe a siceridade mas cheguei à conclusão que nem vale a pena acreditar nos tais que você acha irão mudar a Camacha, mas creia também que não acredito nos outros, no fundo isto ficará mais ou menos como está. Ainda por cima têm a desculpa da crise para que fique tudo como está.