quinta-feira, 9 de março de 2006

Um padre e um cão

Este relato vem atrasado, mas vem...
Há duas semanas, numa Vila Serrana, um Domingo absolutamente normal. Movimento no centro da Vila, Missa, compras, conversas, enfim, o costume. Tudo normal até que, onde e quando se consideraria impensável, aconteceu algo que repudiu e deixo aos vossos comentários...

Dentro da Igreja decorria a Missa, como normalmente. Diferente apenas a presença de um cão, talvez sem dono, mas calmo, calado e apenas curioso, "passeando" pela Igreja até se "atrever" a subir ao altar.
O Padre, num dos seus, infelizmente famosos, acessos de irracionalidade, raiva, ou outra qualificação que lhe queiram dar, enxotou o cão, mas A PONTAPÉ!


O cão ganindo de dor e susto, fugiu porta fora... Não terá sido o único a "virar costas" ao Padre nesse momento, ou terá? Deixo aos vossos comentários....

14 comentários:

Anónimo disse...

Acho que todos têm direito há vida. Ainda mais um Padre fazer uma coisa destas. Só imaginando!!! Pq? Estva a incomoda-lo? Ou não seria melhor, perguntar se o pertencia a alguém que ali estivesse a assistir a missa ou pedir a alguém que o tirasse dali. Mas, enfim, nem todos nós somos SANTOS... PECAMOS... Será que os Padres têm esse direito?
Nuno poderias mencionar o local e o Padre que fez isso, pois certas entidades gostariam de o saber. Continua, abraço

Vieille Canaille disse...

Sou ateu. Aconselho a todos a lerem o poeta surrealista Benjamin Péret. Quanto ao assunto do padre, deixo uma adivinha do mesmo poeta:
"O que é que é melhor do que pegar num padre ao colo e pular em cima de uma pedra? É ter uma pedra ao colo e pular em cima de um padre" Benjamin Péret.

Anónimo disse...

Vila Serrana Capital da Cultura tradicional Madeirense merecia melhor padre... INQUALIFICÁVEL!

Anónimo disse...

Infelizmente não surpreende. Imagino, com pena, o que seria que o cão não fosse tão mansinho.
Realmente há muito cão que devia ser padre e muito padre que devia ser cão.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Concordo Plenamente com os outros cumentários.
So' enquanto o cao entrou na igreja durante a missa ng tem o direito de o tratar mal, ate porque eu gostava de ser se fosse ao contrario.. mesmo sendo um cao tem tanto direito cmo nós Seres humanos de lá estar.
Acho que essa atitude so serviu para provar que este padre não tem capacidade suficiente para estar a frente de uma Freguesia como a nossa !
Espero que fassam alguma coisa para melhorar o que ja a muito esta maL ........ *

Anónimo disse...

Infelismente esse homem k chamam de SR. Padre ñão mereçe respeito nenhum, merecia sim era k o povo abrise os olhos e pusse-se esse sr a andar desta paroquia,pois ele só ta a tirar a fé das pessoas e a encher os bolsos de dinheiro a nossa custa!!!!!!!Esse homem não tem coraçón nem dignidade de estar a frente de uma Igreja

ADCandebol disse...

Um breve parêntesis para pedir-vos moderação nos termos utilizados.
Compreendo a irritação que me parece geral, mas peço-vos, até para manter elevado o nível de discussão e, consequentemente, transparecermos mais elevação e sériedade.
Termos menos próprios levam a que quem lê não leve a sério e pense que são apenas alguns "revoltados" a quererem fazer "barulho".
NÃO! Temos a nossa opinião, tão válida como qualquer outra e por isso não utilizamos termos impróprios.
Tento na língua, que o "mau da fita" não mora aqui.

Anónimo disse...

para começar devo dizer q estava presente nesse infeliz momento, que me deixou totalmente perplexa. No entanto, reconhecendo q o pároco em questão tem muitos defeitos (aliás como qualquer Ser Humano) e compreendendo a revolta das pessoas (que eu mesma também sinto nesta e noutras situações), acho de profunda ingratidão os comentários feitos frequentemente,a maioria das vezes por pessoas que se deixam levar por boatos e que nem sabem ao certo do que estão a falar. O certo é que há muitas paróquias que nem um pároco para poder desdenhar têm e queixam-se menos d q nós... não ponho as minhas mãos no fogo pela pessoa em questão,mas sei q tdo poderia ser melhor se cada um tentasse fazer algo pela paróquia, passando das calúnias e críticas à acção, cumprindo o seu papel de paroquiano, que,habitualmente, acaba por ficar esquecido...uma paróquia nãoé só padre, é também ( e especialmente) o que os paroquianos fazem dela...

Anónimo disse...

MAS FOI QUE PADRE? se é quem penso................ Melhores dias virão....

Anónimo disse...

Padre Ferreira, quem mais....

Anónimo disse...

Muito se pode dizer e julgar. Tanto o padre como o cão. Neste caso é o homem que "morde o cão".. Surpreende não por ser um padre, até porque a própria igreja defende que os "bichos" não têm alma, mas por ser alguém que perante os fiéis e a pregar o amor ao próximo, pontapeia um ser vivo, que, apesar de na sua concepção não ter alma, concerteza sentiu! Sem falar no mau exemplo que é o maltratar um animal perante a sua assembleia! Não frequento este "estabelecimento comercial" mas concerteza as crianças estavam devidamente guardadas no "coro insonorizado" e quando muito pensaram que o senhor padre estava a acariciar o cão com o pé e também não o ouviram ganir! Uma brincadeira, menos mal! Sim senhor... Por essas e por outras é que este e outros senhores ligados a este "meio político" não me cativam nem um pouco! Mas essa é outra estória... E mais, estamos no século XXI, mas por ai ainda se cultiva muito a mentalidade que "bichos é pa tar amarrados à porta!" Não só este senhor padre esteve mal mas muitas outras pessoas por ai também estão. Aquelas que insistem em ammarrar os cães por vezes de forma desumana, que os abandonam depois sem qualquer escrúpulo ou que os envenenam por pura maldade! Mas esses, se calhar até vão à igreja, ou não... De qualquer forma, não quero nem pretendó alimentar polémicas, apenas uso da liberdade de expressão que a geração dos meus pais conquistou em Abril de 1974! Nuno, parabéns!

Anónimo disse...

Realmente é apenas mais uma situação em que o nosso pároco esteve ao seu nível. Sinceramente penso que este senhor já conseguiu afastar mais paroquianos do que na realidade os juntou. Ao longo dos anos tenho vindo a presenciar certas atitudes por parte da pessoa em questão, tanto que uma das razões pelas quais deixei de dar catequese deveu-se a este ministro religioso. Ao longo da minha vida estive em contacto com vários Padres (especialmente por fazer parte de um grupo folclórico e visitar muitas paróquias em que os Padres estão muito ligados à sua paróquia e consequentemente aos grupos que lá se formam, com alguns sendo até dirigentes dos mesmos) que me fazem ver a religião com outros olhos, mas assim que volto a minha terra que tanto gosto, perco toda e qualquer ligação a esta farsa que chamam de Igreja. Apesar de ter tado ligado à Igreja em certos momentos da minha vida, neste momento considero-me ateu, acredito em algo superior a nós, mas não acredito naquilo que a Igreja Cristã prega. Acredito piamente que um dia quando esta pobre desculpa de pároco sair da nossa terra, muito vai mudar. Espero é que não seja preciso muitas mais situações como esta para isso acontecer.