sexta-feira, 28 de março de 2008

Começou o "Espírito Santo"

Esta época do ano é sempre de muita festa, convívio e outras coisas boas. Motivo: "Visita Pascal" ou "Espírito Santo".

Os Camacheiros, crentes, recebem a visita de três ou mais pessoas que trazem com elas bandeiras com as insígnias do Espírito Santo, podendo fazer-se acompanhar por "Saloias" (raparigas trajando de viloa cantam ao som de violinos, violas e outros instrumentos).

Muito há para descrever esta época, mas não sendo eu um especialista, quero apenas recordar que devemos participar nas festividades tendo encimados sentimentos de amizade e pacificidade.

Deixem os vossos comentários, sugestões e críticas, sempre com "tento na língua".

9 comentários:

Anónimo disse...

Talvez mudar o padre era boa ideia!! Pelo que vi ontem a noite na procissão das velas pessoas idosas a descer e subir escadas muito perigosas,so porque o nosso padre achou que a procissão deveria ser feita a volta da igreja,tudo isto porque não quer gastar dinheiro com a policia!! Gentes da minha terra ainda não se aperceberam que este senhor padre esta matando muitas das nossas tradições... sou do tempo que ias-nos ate ao rochão em procissão!! todas as pessoas moviam-se pela Camacha acima!!tempos passados mas que podem ser refeitos com a mudança deste senhor padre!! Pelos vistos só ve €€ a frente!! e apenas uma historia dele para não falar "da historia do Cão" e muitas mais!! O QUE FAZER COM ESTE SENHOR PADRE? Sugestões...

Anónimo disse...

Sou agnóstico! Mesmo sendo um respeitador profundo de todas as religiões, confesso que o Espírito Santo aborrece-me profundamente, é sempre uma oportunidade de fugir da Camacha! Tradições são tradições (não sou tradicionalista), mas que não há pachorra, da minha parte, para esta tradição em concreto, não há!

Dinarte Gois disse...

Acho muita piada a estes comentários contraditórios! Por um lado não se pode subir e descer escadas mas se for para ir até ao Rochão podem?! Não é o andar 1000km ou andar 1km que fará vala mais aos olhos de Deus. Às vezes temos de deixar de criticar tanto e fazer mais.. embora sou de opinião de mudanças pastorais e não é só o Sr. Padre! Há muitos que se preocupam com os euros em vez de se preocuparem em educar os seus filhos e ajudar o crescimento na fé!
É tudo fruto da sociedade consumista que vivemos..

Anónimo disse...

Senhor Dinarte Gois sei muito bem que é um defensor do nosso padre mas pode dar a mão a palmatoria, o que ele vez não esta correcto uma procissão a volta da igreja onde é que se ja vi-o isto!!! a mim não me vez diferença nenhuma porque sou jovem e tenho forças para subir e descer escadas,mas os meus avós,os meus país e os meus tios já não tem força para o fazer...Quanto educar os meus filhos ainda não os tenho mas quando tiver darei a melhor educação como a que os meus pais deram-me...

Anónimo disse...

SOCIEDADE CONSUMISTA!! sabes lá o que é isso? na minha igreja vejo uma sociedade iguista só querem euros pa encherem os bolsos é barracas etc... enkanto os outros comerciantes da nossa freguesia lixam-se a pagar impostos para os outros mamarem no fim de semana!! e uma vergonha!! ASAE pode ser que passe um dia destes lá!!lol temos uma igreja a cair aos pedaços a casa das mirandas o mesmo, e o senhor padre entende em fazer obras na igreja que tem menos 12 anos!! nao percebo a politica desse senhor padre!! mas prontes deixa andar!! haja fé...

Anónimo disse...

bem!!!!!! por aquilo que li o pessoal só se preocupou em atacar ou defender o sr. padre... e não falaram da festa nem das visitas do Espirito Santo. Na minha humilde opinião acho infelizmente que já nao são nada como antigamente em que os amigos , familiares, desconhecidos entravam pela nossa casa "adentro". E nós a sevir os bolos feitos pela nossa mão, a feijoada com dobrada, vinho seco e laranjada. Que alegria havia na nossa casa!!!!!!.....
Enfim era mesmo uma festa agora como existe festas sempre que queremos(e nao acho mal) já não damos tanto valor as festas religiosas.

Anónimo disse...

Precisamos de um templo budista, de uma mesquita muçulmana, um templo hindu, um templo judaico (não temos o Muro das Lamentações, mas temos o Muro da Vergonha, que vai desenrascando) e de uma sex shop na Camacha, para oferecer uma alternativa decente ao despotismo católico-cristão desta terra! Seriam umas propostas interessantes a apresentar na Câmara de Santa Cruz! Quanto ao problemas das escadas no percurso da procissão, sempre podiam pedir as esteiras rolantes do Camacha Shopping, e assim acabava-se com o problema das subidas e descidas.

Seria mais digno da parte do sr. anónimo se ele se identificasse.


Sarava meus irmãos.

Anónimo disse...

BEM FALO EU DO ESPIRITO SANTO.
SEMPRE ME RECORDO DESSAS VISITAS DO ESPIRITO SANTO DESDE PEQUENA.
HOJE É CERTO MENOS VIVIDA PORK COMO NATAL AGORA TEMOS TUDO OU QUASE TUDO .
ME LEMBRA QUANDO RAPARIGUINHA E MESMO EM PEQUENA O CHEIRO A TINTA , O CHEIRO A DOCES AO LICOR A CERA TUDO ERA LIMPO E RENOVADO AS TOALHAS NOVAS AS FLORES FRESCAS, ETC.
HOJE ESTÁ SE ACABANDO MAS A CULPA AQUI NÃO É DO PADRE É DE NÓS TABEM EU DIGO ISTO POR MIM.
AGORA TODOS TEMOS MULHERES E HOMENS SEU EMPREGO E É COM MUITA FIFICULDADE QUE TEMOS UM PREDESPOSIÇÃO PARA FESTAS , ANDAMOS SEMPRE CANÇADOS.
SOU DE ACORDO QUE A PAROQUIA DEVE TER UM PADRE MAIS NOVO PORQUE ESTE ESTÁ CANÇADO TAMBÉM E DOENTE.
QUANTO AO NEGÓCIO DA IGREJA TAMBÉM ACHO MAL PORQUE NÃO PAGUEM IMPOSTOS E GANHA MAIS QUE OS QUE PAGAM.
DEUS EXPULSOU OS VENDEDORES DO SEU TEMPLO.
BEM SEM MAIS QUERO DIZER QUE SOU A FAVOR DE TODAS AS ENOVAÇÕES EM PROL DA CAMACHA , PARA UMA FREGUESIA ORGULHOSA DE SUAS TRADIÇÕES.
PARA ISSO TEM DE SER UM GRUPO DE PESSOAS JOVENS E NEM SÓ OS ANTIGOS A RELEMBRAR ESSAS ÉPOCAS BONITAS.
UM ABRAÇO A TODOS E DESCULPEM O COMENTARIO ESTAR UM POUCO AQUEM PORK NA VERDADE NÃO PARTICIPEI NAS FESTIVIDADES PPOR PROBLEMAS PESSOAIS MAS FORÇA E CONTINUEM .

Dinarte Gois disse...

Não sou defensor disto ou de aquilo. Certamente tenho opinião mas não tenho que a andar a dizer a sete ventos!
Eu vejo uma Igreja com defeitos e qualidades onde muitas pessoas trabalham voluntariamente e o resto tem de ser resolvido.
Em vez de criticarem tanto devem fazer opções em qualidade e inovação e não esperar que os clientes venham até ao bar, é necessário ir ao encontro. Onde há um café "decente" na Camacha?! Contam-se pelos dedos..!