terça-feira, 6 de março de 2007

PSP na Camacha

Encerrou a Esquadra da PSP na Camacha... Muito se tem opinado, escrito e dito sobre este assunto, que a todos os Camacheiros interessa.

Um facto... Como sempre e com todos os anteriores Chefes, foi sempre convidado a estar presente em cerimónias da Casa do Povo, da Junta de Freguesia, das escolas, do Clube e muitas mais. Foi sempre convidado a pertencer a diversos grupos de trabalho que envolviam as entidades da Freguesia. Foi sempre chamado a se envolver na vida da Vila cuja segurança geria.

Outro facto... Nunca compareceu a eventos oficiais em representação da PSP. Não acedeu aos convites das entidades e das forças vivas da Vila. Não participou activamente na "vida da Vila". Não se mostrou interessado em conhecer o modo de vida Camacheiro.

Resultado... Muitos Camacheiros nem conheceram o Chefe da esquadra. Factualmente, não conhecia o modo de vida, o modo particular de pensar e sentir as coisas.

A Camacha e os camacheiros são diferentes, é um Vila Serrana, com especificidades que precisam ser conhecidas e entendidas por quem interfere directamente no quotidiano e segurança das pessoas. Não aconteceu...

Também facto... A esquadra da Camacha estava instalada num edifício antigo, com parcas condições de trabalho. Parcas mas minimamente existentes. Intrincado neste aspecto, temos as queixas dos agentes que, entretanto transferidos para a esquadra de Santa Cruz, se vêem obrigados a mudar de roupa num espaço exíguo e muitas vezes até num quarto que não o vestiário.

Mais um facto... Como reafirmado em Janeiro pelo Presidente do Governo, no próximo ano a PSP contará com novas instalações, feitas de raiz, na Vila da Camacha.

Ainda outro facto... Há alguns anos foi instalado um posto da PSP no Complexo Habitacional da Nogueira. Por falta de segurança das instalações, ou outros aspectos a isso ligados, foi desactivado. Agora, encerrada a esquadra da PSP, esse espaço foi reactivado. Duas salas, onde teremos sempre um agente PSP disponível para atender o cidadão e, quando necessário, outro agente para proceder a inquéritos e outros aspectos processuais.

Fechou-se uma esquadra sem condições, transferiram-se agentes para uma esquadra que passou a não ter condições suficientes e reabriu-se um espaço com falta de espaço e, passe a redundância, melhores condições.

Felizmente, também por acção enérgica junto ao Comandante Regional por parte das entidades oficiais, como o Presidente da CMSC, foi reforçado o policiamento ambulatório na Vila da Camacha, mas nada que calasse a revolta do camacheiros.

Entenda-se: esta Vila cresceu com uma esquadra com um Comandante participativo e presente. Implantou-se um Bairro social que trouxe consigo insegurança a vários níveis, droga e outros problemas sociais.

Resultado: Fechar a esquadra resultou num sentimento de insegurança que não se desvanece com policiamento ambulatório reforçado. É real e notório que se aumentou o numero de efectivos e, logo, a segurança está mesmo reforçada. Aqui, claramente, esta Vila ficou a ganhar, mas o resultado é uma sensação de insegurança.

Psicológico? Não! O problema é real! É uma questão cultural e não se queira ir contra algo tão intrinsecamente apreendido pelos camacheiros como o "SEU" Chefe da "SUA" Esquadra.

16 comentários:

bestainfernal disse...

É claro que a segurança foi posta em causa com a saida da esquadra de polícia na camacha.
Foi de muito mau gosto terem saído à sucapa sem que para isso a população tivesse sido ouvida, nem mesmo a junta de freguesia na pessoa do seu presidente.
É claro que a camarta municipal tinha sido informada, mas como o presidente agora só se importa com a baixa citadina, a camacha fica para segundo plano.
É copmo dizes aumentaram os efectivos mas só durante o dia, porque durante a noite quem quer assaltar pode estar á vontade.
Só o facto de esse comandante ter sido por várias vezes convidado a estar presente em eventos sociais e para tal ter faltado já é um mau prenuncio.
Continuo sem perceber qual é a falta de segurança do posto do complexo habitacional da nogueira???
Será que os senhores/senhoras agentes têm medo das gentes daquele bairro!???
Para mim políciamento ambulatório não significa segurança, pois é só haver um acidente e onde pára a polícia??
Gostaria de escrever mais mas o tempo é meu inimigo, para a proxima tiro mais tempo.
Bem hajas Nuno.Um abraço do tamanho do mundo.

Anónimo disse...

Atenção que nem o Presidente da Câmara sabia, foi toda a gente apanhada de surpresa.

Tal como escrito no post, o Presidente da Câmara foi enérgico a condenar e exigir a manutenção e reforço policial, bem como a efectiva abertura da nova esquadra!

Parabéns Sr. Presidente José Alberto por ter imediatamente metido mão à obra e feito sentir ao Comandante Regional que a Camacha não pode ser abandonada. Pressione sempre a PSP a lá estar que nós Camacheiros não calaremos a nossa revolta!!!

bestainfernal disse...

Desculpem, mas o próprio comandante da P.S.P da região autónoma da madeira, logo depois da reunião com os efectivos da camacha, assegurou que a Câmara Municipal de Santa Cruz e a Junta de Freguesia da Camacha tinham sido informadas por escrito, coisa que a Junta desmentiu(para meu espanto)em notícia que li no D.N.
Mas pelo que consta a camara remeteu-se ao silêncio, vindo somente a uma reunião com o COMANDANTE no posto da nogueira, para assegurar um políciamento ambulante e dizer que a Camacha dentro de um ano terá a sua própria esquadra.
Como diz o ditado de promessas está o povo cansado, o que queremos é ver as obras com os nossos olhos para acreditarmos!!
Como diz o Sr. João Martins nóis Camacheiros não calaremos a nossa revolta, mas peço a todos quantos discordam deste assunto, o fazerem sem medo de represálias, unidos venceremos!!!
Viva a Camacha!!!!

Anónimo disse...

Avisar de vépera não é avisar... E não foi só uma reunião, foram encetados contactos com PSP e Governo Regional para garantir segurança e cumprimento de promessas, bem como o aumento de policiamento.

Quanto a assaltos, pergunto se os estabelecimentos têm medidas de segurança própria, como alarmes e grades ou algo do género?

bestainfernal disse...

Moro numa terra em que era costume as portas dos establecimentos estarem abertas durante o dia sem que os mesmos estivessem lá dentro!!!
Lembro-me de um que o dono ía a Santa Cruz e vinha e ninguém lá entrava para roubar, mas agora com estas novas modernidades dos bairros sociais que albergam todo o tipo de pessoas essa mesma terra tornou-se numa selva, e na selva salve-se quem puder!!!
Continuem a assaltar a nossa terra, mas ponham-se a pau que tantas vezes o cantaro vai á fonte que um dia deixa lá a asa!!!

Anónimo disse...

Já nada surpreende na Camacha, com os politicos de meia tigela que têm estavam à espera de quê ?. Aplica-se na perfeição o ditado "cada qual tem o que merece"

Anónimo disse...

Caro anónimo:
não sendo eu do PSD, nem tendo votado no actual presidente da Junta, tenho a dizer que, no presente caso, considero adequada a actuação dos políticos no poder, quer na Junta quer na Câmara.

Foram avisados, sim, mas de véspera, não foi feito nenhum debate entre as pertes antes da decisão ser tomada.

Isto está na imprensa, para quem quiser ler e informar-se em vez de reter apenas bocados soltos de informação que lhes possa permitir uma colagem orientada para uma opinião falaciosa, tendenciosa e sempre contra-poder.

Claro que muito tenho a criticar na actuação política local, regional e nacional, mas apelidar uma classe, sem sequer apontar factos concretos.. bom, remeto-me ao de sempre perante estas opiniões ocas, vazias e apenas ofensivas, respondo com elevação apresentando factos...

Bem hajam os que actuam, os que criticam positivamente, os que não calam a sua revolta, mas sempre com elevação, seriedade e inteligência.

Anónimo disse...

Isto está feio:
Factos concretos; um "chefe" !!! alheio e desinteressado pela Camacha, aviso de encerramento surpresa (ou talvez não), terra com maior população problemática na madeira, estabelecimentos sem o mínimo de segurança (ex: alarmes, grades de ferro etc.) Resultado: assaltos com ou sem posto de polícia, pior ainda já assaltam pessoas na via pública. desculpem a ignorância mas essa de "policiamento ambulatório" deve ser pra rir, um dia destes isto fica uma Venezuela e não se pode andar na rua. A Camacha a ir ao fundo, alguém deita a mão a isto ?
Que mais vai acontecer ao zé Camacheiro

Anónimo disse...

eu sou arlindo nobrega mota y vivo en merida venezuela antes na nossa querida camacha era un paraiso mas agora e diferente por o problema do bairro da nogueira tem que haver mao dura para os ladroes o joao alberto que estudou som o meu irmao aureliano tem que por as pilhas fortes y fazer o posivel de ajudar a policia agora a tempo senao e perigoso para a nossa camacha vejam o exemplo de aca de venezuela aqui en merida antes era muy tranquilo agora robam matan secuestran ok muitas felicidades aos camacheiros y pongan o travao a tempo ate logo

Anónimo disse...

estamos sem policia? até quando?

Anónimo disse...

Qando volta a PSP ?

Anónimo disse...

a nossa policia vem d frança!! ainda nao vi obras nenhumas na nossa camacha!! Morre dia apos dia!! mas prontes o caniço e santa cruz sao melhores que nos...os milhoes ficam para eles...

ADCandebol disse...

Deve andar muito distraído para dizer algo assim.
Asfaltamento de estradas, rede de água potável e esgotos e diversas outras obras feitas nesta freguesia...

Recomendo uma visita à Camacha, não se limite ao largo da achada...

Anónimo disse...

Atençãoooooo..... Portaria 434/2008 saiu e contempla na nova organica da policia a Esquadra da Camacha, contudo, é ja de conhecimento de muitas pessoas que o Comandante da Esquadra de Santa Cruz disse que iria influenciar o Comandante Regional da PSP na Madeira e, juntos iriam pressionar Lisboa para reescrever a portaria nao sendo necessário esquadra na camacha, pois alegam que o crime participado diminuiu para valores irrisórios, té dá pra ririririririririririririririr.

Anónimo disse...

Sendo isso verdade, confirma-se os boatos de que o presidente da camara de santa cruz pediu em reunião com os policias para nao divulgarem que nao haveria esquadra na camacha, mas sim nos terrenos a sul do Manuel da Mata no caniço e que essa infomação nao deveria sair para o exterior para que nao perdesse votos, pois éééééééééééééé

Anónimo disse...

Olhem só para este parecer do Comandante da Policia na Madeira.....Quem tem dúvidas? Haverá ou não Esquadra Policial na Camacha? " O meu parecer, baseado num parecer técnico feito pelo departamento de infra-estruturas da PSP, que veio cá, é que aquelas três esquadras (Santa Cruz; Porto Santo; Ponta do Sol) deveriam ser encerradas a breve prazo e que para tal deveriam ser construídas três novas instalações de raiz.
A Lei da Programação Policial prevê para o ano alguns gastos em instalações. Espero que a Região seja contemplada e que estas três esquadras sejam objecto de alguma resposta, porque considero que são prioritárias."
Não façam mais dos Camacheiros os burros da Ilha da Madeira, já sabemos que fomos traídos pelos fazedores de promessas, mas burros NÃOOOOO somos. Ao senhor Presidente da Câmara Municipal de Santa Cruz os agradecimentos por mais uma vez ter cumprido com a promessa de uma nova Esquadra nova na Vila da Camacha. Bem hajá senhor Presidenteeeeeeee