quinta-feira, 27 de dezembro de 2007

Natal na Camacha

A Noite de Natal já lá vai, mas o espírito mantém-se na nossa Vila Serrana.

Dia 5 de Dezembro, a inauguração dos presépios da Freguesia, feitos pelos escuteiros no coreto da Igreja Velha, e pelos alunos da EB23 na Casa do Povo. Merecem a sua visita, pela beleza e cuidado do trabalho.

Dia 8, a Função do Porco. Embora sem o número de visitantes de outros anos, esta tradição mantém-se, com o empenho da Casa do Povo e a participação espontânea dos Camacheiros "despiqueiros", como o Daniel do Rochão, já uma referência neste tipo de acontecimentos.

Depois as missas do parto. Caso para dizer que a tradição mantém-se e reforça-se, tendo em conta os inúmeros visitantes que encheram a Igreja e a forte animação no final da Missa.

Já antes, o Grupo do Rochão organizou uma romagem, bem cedo, desde os píncaros da Freguesia até à Igreja Nova. Facto marcante, são já muitos os participantes forasteiros, vindo à Camacha "beber" do nosso forte espírito Natalício.

Ponto alto, a Noite de Natal! Mais uma enchente!
Muita, muita gente, muitas cantorias, bailinhos e despiques, convívios à volta das barracas de comes e bebes e de muitos carros de porta-bagagem aberto, bombas, risos, enfim, muita animação e alegria no Centro da Vila, bem iluminada.

Depois da Missa, os Pastores, outra tradição que não esmorece e que mantém muita gente dentro da Igreja até bem depois das 3h00.

Depois, é animação até ao amanhecer, havendo espaço para tudo, já que a noite estava agradável, sem vento nem chuva.

Agora, é esperar pelo Auto de Natal, dia 1 de Dezembro às 15h00 na Igreja Velha da Camacha, contando que vocês também lá estará para assistir aos Encontros da Eira, Grupo Coral e Tuna de Bandolins da CPC, e os "Grupos de Pastores" dos vários sítios da Camacha.

E, claro, se perdeu tudo isto, não falte a nada para o próximo ano!
Enviar um comentário