quarta-feira, 29 de julho de 2009

Discutir a Camacha - Largo da Achada

Mais uma vez aumenta o ruído em torno da nossa Vila. Não só pelo aproximar das eleições, mas também pelas reportagens do DN, que sempre espicaçam a discussão.

Como sempre defendi ideias em lugar de ataques a pessoas ou instituições, aqui fica o meu contributo, mais uma vez.

Largo Concelheiro Aires de Ornelas, a nossa "Achada"
Em nenhum outro lugar na Madeira se encontra um centro como o nosso, com este espaço amplo e com grande potencialidades, para lazer, para a realização de festas e muito mais.

Também nenhum outro terá sido alvo de tanta discussão, nem nenhum outro terá uma carga histórica tão importante. Desde o Futebol, ao Hóquei em Sapatilhas e em Patins e o Futebol de Salão, muitas estórias de alegria, muitas conquistas, muito aconteceu aqui!

É natural que as marcas do tempo se notem e que a população anseie por intervenções que modernizem a Achada, mas o que realmente queremos no nosso centro?

Defendo que se mantenha a achada como jardim, redefinindo-os com o retirar de barreiras físicas e deslocando-os mais para junto à estrada, libertando mais espaço contínuo no interior, onde se deve procurar manter o estilo do chão, com as pedras lisas de geométrica diversa, esteticamente muito interessante, embora tenha de ser completamente renovado para garantir um piso plano e continuamente liso.

Um jardim cuidado, como tem sido pelos nossos dedicados jardineiros, com mobiliário urbano adequadamente moderno, que permita desde o simples relaxamento ao usufruir comodamente da rede de internet wi-fi.

Dignificar o monumento ao Futebol e ao Concelheiro, juntando outros ligados ao artesanato do vime e à cultura popular, melhorando a iluminação para evitar o malfadado vandalismo.

Vejo a minha Achada com um poli desportivo ampliado, que permita mais e melhores actividades. Talvez até seja possível uma cobertura, aproveitando as árvores de grande porte para reduzir o impacto da estrutura e quem sabe balneários.

Julgo que seria importante, também, redefinir o trânsito automóvel, permitindo que se estendesse o jardim para uma das extremidades. A acontecerem intervenções no espaço da Quinta Beam, esta visão pode muito bem ser viável.

No fundo, vejo a achada modernizada mas sem perder o carisma que tem. Podem apelidá-la de antiga, mas está carregada de simbolismo que não podemos perder em troca de um espaço moderno mas atípico...

11 comentários:

rduso disse...

Infelizmente o DN continua a funcionar como o único "partido", da oposição na Madeira. Ninguém é capaz de proporcionar uma alternativa viável ao PSD-Madeira.
Para onde foi o anunciado plano de remodelação da Camacha, anunciado pela Câmara Municipal de Santa Cruz, já sob liderança do Dr. José Alberto, que prometia a remodelação desde a Quinta da Camacha até ao Hotel Velho?
A Camacha precisa de um centro digno, de um local dinâmico. Não existe nada no centro da Vila capaz de atrair quem quer que seja!
Continuamos a viver do passado, e a saudar os tempos em que a praça apresentava alguma animação e era capaz de atrair alguém a esta terra. Vamos continuar a felicitarmo-nos pelo passado relembrado pelos mais velhos? Continuaremos à espera de D. Sebastião?
Quem nunca convidou algum colega para visitar a Camacha tendo recebido uma nega fundamentada na inexistência de pontos de interesse nesta terra.
Contam-se pelos dedos as semanas em que o assunto não é discutido por quem frequenta essa zona. De conversas já andamos todos cheios, agora é preciso passar à acção.

agostinho mario disse...

Ai a nossa Achada.... reordenar o jardim, reudzindo a sua area, de forma a que este embelezasse todo a berma da achada, criar uma pista para ciclismo, "afundar" o campo de forma a que pudesse ser coberto e construir balnearios. Pedir ao "Modelo que ali colocasse um ginásio como tem em Machico". o Tl estacionamento subterraneo, poderia para servir para que a estrada em volta da achada ficasse só com uma via, ganhava-se assim uma excelente area para uma promenade, que podia ter a tal faixa para ciclismo e andar a pé.
Claro que um grande monumento a lembrar 1875, deve aparecer, o cons Aires de Ornelas, tá bem, podiam colocar umas cantarias,,... Como não sou politico, estas ideias, ficam para memoria futura.

João Marco Gouveia disse...

Ora bem, é isso mesmo, modernizar sem perder a traça original!

É verdade que urge intervir, mas não concordo que a Camacha não tenha atractivos. De Maio a Setembro é só festas e torneios de futsal, de tarde, muitas futeboladas do pessoal.

Tanta gente a dizer mal que se esquecem que as esradas estão arranjadas e que a água chega a muitos mais.

E o Natal? Os ultimos anos têm sido muito interessantes, com mais iluminação e as arvors da achada cheias de cor.

Falta coisas? Sempre, mas já está tudo programado até 2011, por isso o melhor é discutir o como, em vez de reclamar por algo que já é certo vir a efeito.

Silvestre disse...

Na verdade as pedras lisas ficam muito bem, aliás estão tão bem há mais de 40 anos, o Largo da Achada não sofre alterações desde à décadas, a única coisa que fizeram ali foi os muros de pedra do lado do Centro de Saúde, de resto está tudo igual, ah e vieram com a história da requalificação, que é uma palavra bonita, mas que não foi ainda aplicada. vai ser feito até 2001, pois, pois, mas se porventura o presidente que está lá não fosse reeleito ? fez tantas promessas e o que se viu foram uns meros buracos tapados nas estradas, mostrem respeito pela Camacha e pelos Camacheiros e façam de facto alguma coisa que se veja, já não há pachorra para esse paleio de que não podemos criticar. Querem que venhamos para cá com palavrinhas mansas, é isso ?. Não contem comigo para isso. e afirmo com todas as letras, NÃO FIZERAM NADA NA CAMACHA EM 4 ANOS. esta é a verdade mesmo que lhes doa

ADCandebol disse...

Vou responder ao comentário anterior, mas desde já afirmo que este blog não é do PSD e que por isso não é o local para falar de política dessa forma, excepto quando se limita ao assunto em análise, o que não é o caso. Claro que é publico que trabalho directamente com o Presidente da Camara e defendo o seu projecto, mas este blog visa discutir ideias e não política...

Mas respondo dizendo que nos últimos 4 anos, na Camacha:

- Rede de àgua potável em toda a estrada da Ribeirinha, na Fonte Concelos, nos Caboucos

- Asfaltamento do Largo da Achada, da Estrada dos Casais d’além, do Caminho da Achadinha, toda a Estrada da Ribeirinha e, finalizada há pouco, também o Lombo Barreto.

- Requalificação, reestruturação e adequação da Casa do Povo, com a implementação de um auditório e sala de multi-usos, desportivos, culturais e sociais

- Implementação de uma Loja da Juventude na Casa do Povo, amplamente utilizada pelos nossos jovens

- Construção de um armazém, refeitório, vestiários e WC’s, no Cemitério

- Requalificação do próprio cemitério, oferecendo condições condignas

- Saneamento Básico no Caminho da Ponte de Pau

- Abertura da Vereda da Serra e do Caminho do Meio Coelho

- construção, manutenção e readequação de diversos jardins

- Os abrigos nas paragens de autocarros

Muitas mais intervenções de grande relevância para o dia-a-dia, para a qualidade de vida da população desta terra, que, contrariamente ao que parece em muitos comentários recentes, e como por aqui se comprova, não é limitada apenas ao Centro. A Camacha não é só a requalificação do Largo da Achada.

Interessam as condições de vida dos Camacheiro, não apenas e só o Centro, que, por iniciativa do Presidente José Alberto Gonçalves, vai mesmo ser feita, pode crer!

Peço, novamente, que fiquemos por aqui em discussões políticas. Aceito críticas, mas este blog não é sobre política, nem o PSD nem sobre a equipa Camaária a que me associo.

Catarina Andrade disse...

Desenvolvimento é o que se quer! Concordo que se mantenha a origem do Largo, mantendo-o com jardins e também gosto do chão, mas ele precisa de ser arranjado e nivelado.

Atenção, futebol tem de haver na achada, e os baloiços também!

Anónimo disse...

camacha...camacha,ora bem, como camacheiro acho optimo que se requalifique o largo da achada mantendo sempre os simblos e patrimonio mais historicos.
Apesar de haver "más linguas" que só apontam os defeitos á nossa vila, já se nota algum desenvolvimento pelos sitios desta freguesia,como o Nuno referiu no seu comentário, mas ainda há muito a fazer.
Agora quanto aos atractivos concordo com o João Marco, a camacha tem arraiais, futebol, o art'camacha e outros pequenos eventos que decorrem numa boa parte do ano, não estamos assim tão mal, é continuar a trabalhar para que isto ande pra frente e não a tecer criticas e a pôr defeitos.
Pedro A.

Anónimo disse...

Achada. Achada.
Minha querida Achada.
Há alguns anos atrás era o nosso jardim de casa.
Estar na Achada a comer um geladinho e a ouvir o Hotel Califórnia na “racola “do Casimiro sabia-me pela vida.
Passei tantas tardes naquela achada, ainda mais com as crises existenciais próprias da adolescência em que até aquelas grandes e velhas árvores pareciam misteriosas.
Lá aprendi a patinar, também ainda dei uns “toques” na bola, vi tantas festas lá serem feitas, também vi se perderem alguns costumes (infelizmente), mais engraçado é que passados alguns faço da Achada um espaço de lazer com o meu filho e os meus sobrinhos. E espero faze-lo também com alguns netos.Está velhinha e é sempre a mesma coisa mas é a nossa Achada.
Louvo a todas as pessoas que ainda tem valores, princípios que vivem as memórias e os bons velhos tempos.
Claro que há sempre muita coisa para fazer mas sejamos realistas nem sempre é possível.
Enfurecidos pelo nosso Presidente ter prometido e não cumprido? Qualquer um faz isso!
Ele faz o que pode com aquilo que tem nas mãos, disso podem ter a certeza

Anónimo disse...

Sim! todos os que viveram a infância e a juventude na Achada nova a ela têm grande amor e muitas histórias ali passadas. Tudo o que é construído deve acompanhar-lhe e devida manutenção, senão perde o seu valor. Houve uns anos que isso aconteceu enquanto se foi valorizando as zonas da orla marítima. Tá na hora de fazer algo revolucionário na Achada, como dar acesso aos autocarros para o Café Relógio pela estrada de baixo e beneficiando eles próprios de melhor esplanada em directo para o jardim, criar a nossa promenade bem iluminada para os ciclistas e peões que circulam nas suas caminhadas ao fim do dia e à noite, com mais e boa iluminação. Agora falam na hipótese de fazer um auditório sem cobertura? Temos um recente bom exemplo: no dia 28 o espectáculo programado teve que ser espremido no auditório da Casa do Povo, felizmente houve uma alternativa, mas o calor que sufocava lá dentro!
Vejamos o exemplo de Machico: tem boas condições climáticas mas soube aproveitar o antigo campo de futebol para criar óptimas condições de bons espectáculos ao ar livre e ainda têm o Forum para actividades em espaços interiores que nem sabem o que fazer com ele, mandem para a Camacha que nós damos-lhe um bom uso e ainda o estimamos muito bem. Acho loucura pensar em auditório sem cobertura. Oxalá nós tenhamos uma obra que não seja para ao fim de 3 ou 4 anos a desmanchar e remendar! Desejo o melhor para a Camacha, com muito orgulho.

Anónimo disse...

O LARGO DA ACHADA DEVIA SER REMODULADO ,OS JARDINS MERECIAO SER MAIS RISPEITADOS COISA QUE ATUALMENTE NINGUEM RESPEITA INFLISMENTE,POR ISSO SO TANHO ALAMENTAR .ACHO QUE O LARGO DA ACHADA DEVIA SER UM LUGAR DE LAZER E UM PONTO DE ATRATIVO PARA OS NOSSOS VISITANTES .DEVIAM APOSTAR MAIS NOS JARDINS NA PARTE DA LOGISTICA COM A AQUISIÇAO DE OUTRAS PLANTAS PARA TERMOS OS JARDINS LINDOS ,PARA QUEM IR AO LARGO DA ACHADA TIRAR FOTOGRAFIAS FICAR DELICIADO COM OS JARDINS. MAIS PARA ISSO DEVIAM ACABAR COM AS BARRACAS DENTRO DO LARGO E ,ONDE TEM ESCRITO ONDE SE JOGOU FUTEBOLA PRIMEIRA VEZ EM PORTUGAL DEVIAM LIMPAR AS LETRAS E ENVERNIZAR.

Anónimo disse...

Na camacha ,no largo da achada era necessario intervir com urgencia para termos os jardins mais espataculares ,com uma boa aposta nos jardins para ganharmos um ponto de fotografia.era necessario remodolar todo o piso. nos jardim deviam espalhar terra vegetal ,e plantar plantas de estaçao para termos os jardim todo o uno com flores. uma critica para a barraca da associaçao despotiva , acho uma falta de respeito um largo merecer uma barraca sem jeito nenhum aho que deviao ter mais respeito pela minha terra. porque fico triste ver o que vejo. acho que deviam apostar numa coisa digna na camacha.