quinta-feira, 28 de abril de 2005

Progresso Vs Natureza

Progresso e Natureza...

A vontade do progresso e a necessidade de preservar o ambiente...

Esta dicotomia é o espelho da civilização nos tempos que correm.

A Camacha sofreu com a "lixeira" da Meia Serra, algumas (demasiadas) Veredas e Levadas desapareceram sob o alcatrão e o cimento entre outras situações antagónicas a uma Vila que é atracção turística.

Com este post quero apenas abrir o apetite para as vossa opiniões. O que têm a dizer sobre isto?

4 comentários:

Anónimo disse...

Progresso e natureza terão necessariamente de caminhar de "mãos dada". Nos dias que correm já não são admissíveis os chamados atentados contra a natureza. Na Camacha existem alguns como em todo o mundo, uns mais graves que outros. Na chegada ao centro da Camacha, mais precisamente à entrada, deparo-me que a construção da Quinta Beam. Será sem duvida uma mais valia para a Camacha a nível de criação de postos de trabalho. Contudo parece-me que foi “tirado” algum espaço a ribeira que passa por detrás deste empreendimento. E mais, que alterações vai trazer ao centro da Camacha? Será que não vai ser construído um “monstro” no meio da Vila?!

Anónimo disse...

A Camacha levou com 2 tipos de contentores de lixo. Um é literal e o outro social. Já merecíamos um contraponto de jeito.

Anónimo disse...

Espqero eu que não façam a Camacha o que fizeram ao Caniço. Um aumentuado de caixotes com vários andares, por tudo e canto e sitio. Mas tirnado esta construção, que certamente trará desenvolvimento a Camacha, temos de olhar para as entradas principais da Vila da Camacha. Uma pessoa que entra para a Vila da Camacha pela antiga estrada regional ou seja pela Rua Maria Ascensão, depara-se, com um "monumento", isto é, uma casa em ruinas, onde há de tudo para ver, desde lixo a ratos. Acho que deveria haver, mais civilismo, se não querem retirar as ruinas ao menos lipem aquele espaço. Mas, mais a frente junto a Segurança social deparamo-nos com outra situação, os caixotes do lixo em cima do passeio, onde passam muitas pessoas desde crianças até adultos. Deveriam arranjar outro sitio ou arranjar umas "casotas", tipo as que têm junto a escola básica.
À muitos melhoramentos que a Vila da Camacha poderia ter, desde um parque de estacionamento em condições, para que chama-se muito mais pessoas, a esta linda terra, que é a Camacha.
Quando falam do desaparecimento das levadas, isso é fazer tudo como se quer e bem entende, se houvesse estudos de planificação, nada disto acontecia, como aconteceu com a estação de tratamentos de lixo da Meia Serra, entre muitas outras coisas que a Camacha foi perdendo ao longo dos Tempos para cá.
Saudações.

Anónimo disse...

OBRIGADO, OS COMENTÁRIO ENCERRAM AQUI.