sexta-feira, 20 de maio de 2005

Arraial

Há muitos anos que "vivo" as festas e arraiais da Camacha com entusiasmo e interesse, mas no que toca a organizações da Paróquia esses sentimentos tendem a diminuir em demasia...

No passado fim-de-semana realizou-se a Festa do Espírito Santo, paga pelos paroquianos com as contribuições dadas ao longo de várias semanas. A esmagadora maioria dos Camacheiros recebe em sua casa as insígnias do Espírito Santo, servindo de alento espirítual, para além do convívio e festa inerentes. Nessa altura cada família contribui com o que pode. Olhando para os valores acumulados, seria de supor uma festa forte e cheia de polos de interesse, como sempre foi tradição desta Paróquia. Mas esses tempos áureos já lá vão, porque a vertente profana da festividade, que diverte e justifica a visita de muita gente à Vila, cada vez é menos atraente.

Barracas de comes-e-bebes, Carrinhos eléctricos e pouco mais não motivam uma visita ao Largo da Achada.

A Banda Paroquial e Grupos folclóricos no adro da Igreja são incontornáveis e sempre apetecíveis, dado o interesse que geram. Mas... É só isto?

O Largo da Achada sempre recebeu grandes número de pessoas de várias partes da Ilha e do mundo com uma simples Banda (de ritmos modernos, como é uso local dizer). Nem se levanta a questão da qualidade musical apresentada. Trata-se apenas de esquecer uma parte importante do que se quer que seja uma festa.

Gaste-se uns euros com uma Banda (tantas por aí andam a animar arraias muito concorridos noutras paragens!) para que as nossas festas religiosas voltem a "entrar no mapa" dos populares que querem espetada, vinho, cerveja com laranjada e etc, mas também dar um "pé de dança" e divertir-se ao mesmo tempo que celebram a sua fé.

Falta de dinheiro não é. Será falta de vontade? Será porque o Pároco mora perto do centro? Porque será?

2 comentários:

Anónimo disse...

Há de haver alguma banda de rock Rock Cristão por aí. Tem é de ser depois de eles rezarem o terço.

Anónimo disse...

Já não há festas como antigamente??? Porque será? Pois é uma questão que muitos camacheiros, jovens como eu, se questionam!!! Será por falta de dinheiro!? Eu na minha opinião não será por falta de dinheiro, mas sim pelas pessoas que estão à frente das organizações, que fazem com se percam as tradições.
O que fazem com o dinheiro que é recolhido, casa a casa, nos Domingos, durante o Espirito Santo? Para onde vai esse dinheiro? É uma questão, que muitos Camacheiros, ficam a espera de resposta!! Vai para a Igreja!? E para quê!?
As pessoas competentes, ou os organizadores das festas, se há, deveriam pegar em certa parte desse dinheiro e organizar uma festa em condições, para que as tradições não se percam.
Já agora, elogio o Nuno por ter a grandeza de fazer uma página, como esta a falar da Camacha e os seus problemas.