segunda-feira, 6 de novembro de 2006

Festa da Maçã e Mostra do Macarrão

Espero que tenham tido oportunidade de visitar a Vila da Camacha no último fim-de-semana de Outubro, caso em que terão assistido ao renascer da Festa da Maçã, graças ao empenho da Câmara Municipal de Santa Cruz, Junta de Freguesia da Camacha e Casa do Povo da Camacha, em colaboração com a Paróquia de São Lourenço.

De facto, esta Festa, que nasceu nos anos 70 com o intuito de angariar fundos para acções de índole social, tinha pedido fulgor nos últimos anos, mas continuava na memória dos camacheiros. Assim as instituições uniram esforços e relançaram a tradição.

As condições do tempo não foram as melhores, mas é de realçar a participação dos grupos culturais da Vila, o que permitiu realizar o cortejo da Maçã e elaborar um programa de animação interessante e atractivo.

A par desta animação, realizaram-se acções de esclarecimento e pedagógicas, incentivando os nossos agricultores a investirem na produção da Maçã da Camacha, com o apoio da Secretaria Regional que, inclusivamente, ofereceu as árvores do fruto em causa. Foi muito interessante sentir que estas acções resultaram, dada a grande adesão de agricultores locais.

Novidade foi a "1ª Mostra do Macarrão", uma ideia que resultou em sucesso, já que participaram a Casa de Pasto “O Boleo”, o Restaurante “O Cesto”, o Restaurante “Katespero” e o Restaurante “A Farrusca”. Além do "macarrão espedindo", muitas inovações apareceram, para gáudio dos visitantes que fizeram sentir a premência da continuidade desta mostra.

A tradição mantém-se, renova-se e cria-se...
Enviar um comentário