quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

6 dias depois da tempestade

Aos poucos a Camacha vai resolvendo os problemas causados pela tempestade de sábado.

Estamos cada vez mais perto da abertura de todo o troço "Ribeirinha de Baixo - Salgados", depois das várias complicações na desobstrução de uma ponte, situação que não é pior graças ao novo acesso do Lombo Centeio. Ainda assim, diversas quebradas isolaram vários carros e limitaram imenso a mobilidade das pessoas.

Quanto a água, destaco o trabalho fantástico do Assis, que se voluntariou para ajudar com o seu próprio carro, com um tanque de 1000L montado. Mas mesmo sendo voluntário, algumas pessoas conseguem atacar com insultos inusitados e com falta de solidariedade. A água é um bem essencial, mas temos um auto-tanque pesado dos bombeiros, um auto-tanque pesado de uma empresa, o Assis voluntário, e nestes dois últimos dias até temos tido mais um auto-tanque ligeiro da mesma empresa, sempre prontos a abastecer quem contacta Câmara, Junta ou até pessoalmente... este parágrafo vai longo, mas algumas coisas quebram o nosso espírito...

Nesta semana difícil, ouve-se, esquece-se e continua-se, psicologicamente estamos todos afectados, e as respostas variam muito de pessoa para pessoa.

Importante é a notícia do restabelecimento da bombagem de água na estação do Porto Novo, o que vai regularizar o abastecimento muito brevemente, assim todos colaborem na contenção do consumo.

Na Casa do Povo continuamos a receber 9 desalojados, melhorando as condições a cada dia, muito graças a diversos donativos de roupa e outros bens essenciais.

Os trabalhos continuam no levantamento dos diversos danos, muitos deles estruturais. Todos os técnicos da Câmara estão no terreno e amanhã uma equipa do exército vai percorrer a Freguesia a pé para elaborar uma carta de riscos, pós-temporal.

A todos os que ajudam, o meu reconhecido agradecimento e a quem por vezes não colaborou ou teve palavras menos delicadas, desejo que encontrem maior descanso emocional e possam acompanhar a reconstrução positiva.


Enviar um comentário